23 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Secundária recebeu professores e alunos da Noruega e da República Checa

Redação
Educacao \ quarta-feira, maio 25, 2022
© Direitos reservados
Acolhimento contou com visitas a locais de relevância cultural e histórica, entre os quais se destacam o Museu de Serralves, o centro histórico de Guimarães e o santuário do Bom Jesus, em Braga.

A Escola Secundária de Caldas das Taipas (ESCT) recebeu vinte e um alunos e oito professores da Noruega e da República Checa no âmbito do projeto Erasmus_Update Upskilling_People (EU UP), ao abrigo do programa Erasmus+ Ação-chave 2 – Parcerias de Intercâmbio Escolar.

A mobilidade a Portugal de- correu entre os dias 25 e 29 de abril e contemplou um programa composto por sessões de trabalho e visitas. Na ESCT, os jovens estudantes colaboraram em grupos de trabalho transnacionais, com vista à construção de uma peça teatral sobre os temas que mais os inquietam. Paralelamente, ocorreram visitas a locais de relevância cultural e histórica, entre os quais se destacam o Museu de Serralves, o centro histórico de Guimarães e o santuário do Bom Jesus, em Braga. Não menos importante, durante a sua estadia, os alunos checos e noruegueses aprenderam sobre o estilo de vida e hábitos portugueses nas famílias que gentilmente os acolheram. Brevemente, também os alunos da ESCT poderão tomar contacto em primeira mão com as peculiaridades do modo de vida de eslavos e escandinavos, uma vez que estão previstas mobilidades aos países parceiros no final de 2022 e em 2023.

Este projeto, coordenado pela escola portuguesa, visa envolver os jovens na promoção dos valores europeus através da cidadania ativa e da intervenção na defesa dos mais vulneráveis. Neste sentido, têm sido desenvolvidas atividades conjuntamente e em simultâneo em cada escola, a fim de estimular não só o conhecimento mútuo dos participantes e da sua cultura, mas também o estabelecimento de laços de amizade duradouros. Esta partilha culminará na apresentação de uma peça teatral, concebida colaborativamente, nas três escolas parceiras.