Secretária de Estado satisfeita com o trabalho do IPCA na formação de ativos
Maria do Céu Albuquerque esteve esta sexta-feira, 22 de março, na região norte, para ficar a conhecer os resultados do investimento efetuado através de financiamento público e comunitário.
A secretária de estado esteve nas instalações do IPCA, no Avepark, onde pode verificar o "excelente trabalho" que está a ser feito na qualificação de ativos.
O IPCA está a funcionar no Avepark desde outubro de 2015. Ali funcionam 14 cursos através de financiamento proveniente do Programa Operacional do Norte. Ao todo foram investidos 2 milhões de euros, sendo que 1,8 milhões através de financiamento comunitário.
Trata-se segundo Maria do Céu Albuquerque de um bom exemplo daquilo que se faz na região, onde se alia qualificação e a formação, através do ensino profissional ou da formação de ativos, com os setores tradicionais da região. Esta é, acrescentou ainda, uma forma de incrementar massa crítica, capaz acrescentar valor e de alavancar a economia regional e do país.
No final do encontro no Avepark, a vice-presidente do IPCA, Patrícia Gomes, manifestou a sua satisfação pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido pela instituição de ensino nos últimos anos. Esse reconhecimento sustenta a aposta feita no ensino profissional e integrado com as necessidades do tecido empresarial.
Para Patrícia Gomes, é necessária uma "mudança cultural" que passe a olhar os cursos TeSP como uma solução de formação capaz de dar resposta às necessidades e que garante ainda aos estudantes uma ótima solução para a formação superior, com uma rápida integração no mercado de trabalho.
Durante a mesma passagem pela região Norte, numa digressão por todas as regiões de Portugal, Maria do Céu Albuquerque esteve na empresa Érius Têxtil, que fez um investimento de 2 milhões de euros, metade dos quais provenientes de financiamento europeu. Durante a tarde juntou-se ao ministro do planeamento, Nelson Sousa, para uma reunião com o Conselho Regional do Norte.
Com Manuel António Silva