22 novembro 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

SC Estrelas Vermelhas reativa futebol com a ambição do relvado sintético

Tiago Dias
Desporto \ terça-feira, fevereiro 13, 2024
© Direitos reservados
Pronta a entrar na Associação de Futebol Popular de Guimarães, a nova direção espera dotar o campo de Santa Maria de Souto com relvado sintético e depois voltar à Associação de Futebol de Braga.

De cachecol vermelho e branco em punho, António Araújo mostra o campo pelado que outrora acolheu as equipas de futebol do Sport Clube Estrelas Vermelhas. Antigo jogador e diretor do clube de Santa Maria de Souto, o agora presidente confirma que a bola vai ali rolar de novo a partir da próxima época; a reativação da equipa sénior coloca ponto final num interregno competitivo que perdura desde o final da temporada 2002/03.

“Vamos entrar no campeonato de futebol popular de Guimarães. Vamos ficar lá pelo menos um ano ou dois. Depois, queremos voltar ao campeonato regional”, avança ao Reflexo o dirigente de 61 anos. Esse desígnio exige a colocação de um relvado sintético, ambição que o ex-presidente do Clube de Petanca das Taipas espera ver concretizada num prazo de dois anos.

Empossado para um mandato de dois anos no passado dia 27 de novembro, após o convite de um grupo de amigos para assumir o clube, António Araújo esclarece que o plantel vai ser formado por jogadores de Santa Maria de Souto e de freguesias vizinhas, para ser mais fácil arcar com os custos de deslocação. E reconhece a necessidade de obras num recinto de dimensões suficientes para as provas nacionais – 102 metros de cumprimento e 72 de largura. Situado no parque de lazer, um espaço que também acolhe o Centro de Ciclismo do Minho, aquele equipamento precisa de intervenções diversas antes da eventual colocação do sintético, instalação que carece ainda de projeto.

Com um piso em mau estado e balizas enferrujadas, o recinto tem balneários, mas ainda “em grosso”. “Só falta meter a encanação da água e a luz. E uns azulejos que façam falta em algumas salas. Não falta muito para os acabar”, explica António Araújo, confirmando que o objetivo é tê-los concluídos a tempo da próxima época. Se não o estiverem, as equipas de futebol poderão servir-se do pavilhão ali ao lado, onde joga a equipa feminina de futsal do Estrelas Vermelhas. O dirigente também quer prolongar a bancada – uns degraus atrás da baliza - até ao limite do edifício do balneário, sensivelmente a meio de uma das linhas laterais.