19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

São Martinho: procissões, eucaristias e enterro do Senhor na Semana Santa

Redação
Freguesias \ sexta-feira, março 31, 2023
© Direitos reservados
Várias iniciativas inseridas no âmbito da celebração da Semana Santa em Sande São Martinho. Começam este sábado.

A partir deste sábado, dia 1 de abril, inicia-se a Semana Santa em Sande São Martinho, com as entidades religiosas a desenvolverem várias atividades, como as tradicionais procissões e eucaristias para assinalar o momento.

A celebração inicia-se este sábado com a procissão de velas, estando agendada para domingo a procissão dos Passos. Na Quinta-Feira Santa e na Sexta-Feira Santa estão agendadas mais iniciativas, como o Enterro do Senhor.  

 

SEMANA SANTA EM SANDE S. MARTINHO 1 a 9 de abril

Procissão de Velas

Dia 1 de abril pelas 20h30 sai da Igreja Paroquial percorrendo as ruas da Freguesia até ao lugar do Encontro.

Organizada pela Confraria do Santíssimo Sacramento, Procissão em que se faz a trasladação da imagem da Nossa Senhora das Dores, para o lugar do encontro.

 

Procissão dos Passos ( Domingo de Ramos)

Dia 2 abril às 15h si da Igreja Paroquial

Organizada pela Confraria do Santíssimo Sacramento, a solene Procissão dos Passos oferece aos espectadores, em quadros alegóricos e encenação dramática, o mesmo que, na Missa de Ramos foi lido no evangelho da Paixão e recorda-nos que Jesus «sofreu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigamos os seus passos» (1 Pd 2, 21). Nela desfilam as figuras que intervieram no julgamento, condenação e morte de Jesus: soldados, algozes e inimigos; mas também Cireneus amigos, Madalenas arrependidas e piedosas mulheres. O próprio Jesus, o «Senhor dos Passos», levando a cruz às costas, atravessa as ruas da Freguesia, como outrora percorreu as de Jerusalém.

Na Praceta de Lamelas, tem lugar o Sermão do Encontro e, no decurso deste, os ouvintes assistem ao comovente encontro de Jesus com sua Mãe Dolorosa, a «Senhora das Dores».

 

Procissão do Senhor "Ecce Homo"

Quinta feira Santa 21 horas sai da Igreja Paroquial percorrendo as ruas da Freguesia

A imagem do Senhor «Ecce Homo» (ou «Senhor da cana verde») representa o Cristo que se declarara rei e que o governador romano pôs a ridículo pondo-lhe na mão um simulacro de ceptro (uma cana verde). Foi assim que Pilatos o apresentou à multidão, dizendo: ― «Eis aí o Homem!».

 

Procissão do Enterro do Senhor

Sexta-feira Santa às 15h Adoração da Cruz

Às 21h Enterro do Senhor sai da Igreja Paroquial, percorrendo as ruas da Freguesia.

A Procissão do Enterro do Senhor é a mais imponente e solene manifestação pública da Semana Santa.