29 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

S. Martinho de Sande celebra Quaresma e Semana Santa

Redação
Freguesias \ sexta-feira, abril 12, 2019
© Direitos reservados
As solenidades da Quaresma, como tem acontecido ano após ano, por iniciativa da Confraria do Santíssimo Sacramento, já são vividas pelas gentes da freguesia de S. Martinho de Sande (e não só) desde o início do mês de Março.

Todos os Domingos, a partir das 14.30 horas, após realização da Via Sacra, o pároco de Priscos, Braga, Padre João Torres Campos é quem tem realizado os sermões alusivos à Encenação da Tribuna.

A 14 de abril, Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, dá-se início à Semana Santa, com a bênçãos dos ramos na Capela de Santo Amaro, pelas 9 horas a que se segue a Missa na Igreja Paroquial. Às 10.30 horas realiza-se o habitual cortejo automóvel a acompanhar a imagem da Senhora da Soledade pela Estrada Nacional N101 até à rotunda do Alvite, seguindo pela rua do Alvite e rua da Ribeira em direção ao Largo do Encontro. À tarde, pelas 15 horas, terá lugar a procissão do Senhor dos Passos.

Na Quinta-feira Santa, 18 de Abril, às 20 horas celebra-se a Missa Solene da Última Ceia, com o cerimonial do Lava-Pés. Segue-se, pelas 21 horas, a Procissão do Ecce-Homo, pelas principais artérias da freguesia.

No dia seguinte, Sexta-feira Santa, dia da Paixão do Senhor, realiza-se pelas 21 horas a Procissão do Enterro que contará com a participação de todas as Associações Religiosas da freguesia e finalizará com Sermão alusivo ao Enterro do Senhor.

A cerimónia da Benção do Lume Novo e da Água da Pia Batismal e a Missa Solene da Aleluia, a partir das 20 horas de Sábado, encerram as celebrações da Quaresma e Semana Santa em S. Martinho de Sande.

Todas as solenidades terão a presença da Banda Musical das Taipas, assim como os Bombeiros Voluntários das Taipas, Grupo de Escuteiros e Guarda Nacional Republicana.