26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Avepark: Rui Reis, presidente do I3Bs, é o cientista português mais citado

Redação
Ciência & Tecnologia \ quinta-feira, dezembro 01, 2022
© Direitos reservados
Fundador do I3Bs foi citado mais de 56 mil vezes. Carlos Guimarães, investigador vimaranense do mesmo instituto, recebeu o Prémio de Inovação Pedro Oliveira.

Rui Reis, presidente do Instituto 3Bs - Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos, sediado no Avepark, foi recentemente reconhecido como o melhor cientista português pela iniciativa Investigadores Altamente Citados 2022.

Entre quase 8 milhões de investigadores de todo o mundo na última década, menos de 1% publicaram artigos recorrentemente citados, dá conta o instituto da Universidade do Minho referindo-se a este projeto da Clarivate.

Destes há apenas duas dezenas de investigadores listados em Portugal, sendo que o fundador do I3Bs destaca-se com mais citações, mais precisamente 56472 citações e 1626 publicações de Rui Reis listadas no ISI Wok.

Noutro âmbito, o investigador vimaranense Carlos Guimarães foi galardoado com o Prémio de Inovação Pedro Oliveira, no âmbito dos prémios Melhores e Maiores do Portugal Tecnológico", que destacam empresários, inovadores, empresas e instituições nas áreas de Ciência e Tecnologia.

A investigação distinguida é referente ao doutoramento de Carlos Guimarães, sobre “Fibras óticas Vivas”, destacado na capa da prestigiada revista científica Advanced Materiais.

Artigos relacionados