13 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Rotary comemora 24 anos e homenageia a EB 2,3

Redação
Sociedade \ quarta-feira, maio 31, 2023
© Direitos reservados
O papel da Escola Básica das Taipas foi o tema central da comemoração do 24.º aniversário do clube rotário taipense.

A EB 2,3 “foi o grande promotor do desenvolvimento” da vila de Caldas das Taipas no seu passado mais recente. Foi desta forma que a atual presidente do clube rotário taipense, Teresa Portal, se referiu ao papel da escola básica do segundo e terceiro ciclos, no momento em que esta comemora os seus 50 anos de serviço à comunidade.

Numa sessão que juntou os seus antigos responsáveis escolares, coube a Maria da Luz Alves, atual subdiretora, receber a distinção do rotary taipense. Numa breve intervenção, Maria da Luz Alves reforçou o papel que a EB 2,3 tem desempenhado neste território e alargou este reconhecimento público aos docentes, pessoal não docente e alunos que têm passado pela escola, destacando ainda a identidade dada à escola pelos anteriores dirigentes escolares João Nogueira e Mário Rodrigues, presentes na sessão.

De destacar ainda a presença de António Vasconcelos, antigo presidente do conselho diretivo da EB 2,3 de Pevidém e Artur Monteiro, atual diretor do agrupamento Mário Cardoso, de Ponte. O atual responsável por esta escola, fez questão de referir o papel da EB 2,3 de Caldas das Taipas na criação da escola de Ponte e que estas estão “ligadas umbilicalmente pela mesma filosofia, escolas humanistas e de afetos, filosofia mantida pelas escolas públicas”.

De salientar ainda intervenção de Adelina Pinto, vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, que relembrou a sua passagem pela EB 2,3 das Taipas, enquanto docente, e pela direção da escola de Ponte: “O que aprendi nas Taipas, apliquei em Ponte e foi isso que me deu currículo quando fui para a Câmara em 2013”. 

José Fonseca, atual professor da EB 2,3 e em representação da Junta de Freguesia, destacou a “felicidade que a escola vive com os seus 50 anos de existência” e que tem permitido reforçar o papel da vila no concelho.

Naturalmente que este evento foi ainda marcado pelo 24º aniversário do clube rotário taipense. A esta comemoração será de referir a presença de diversos clubes rotários da proximidade, com destaque para a presença de Arlindo Tomás, do clube rotário de Guimarães, da representante do Governador e de Daniela Macedo, do Rotaract taipense.