25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Imagem de Nossa Senhora dos Remédios volta a Barco

Redação
Cultura \ domingo, abril 16, 2023
© Direitos reservados
A procissão de regresso da concorrida romaria começa às 15h00, com saída do quartel dos bombeiros. Na sexta-feira, ao fazer o percurso Barco-Taipas, a imagem foi acompanhada por centenas.

A edição de 2023 da romaria de Nossa Senhora dos Remédios está ainda a meio, mas o auge religioso dar-se-á este domingo à tarde, a partir das 15h00, quando a sirene se fizer ouvir, em parelha com os sons da frota de veículos dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas. Padroeira da corporação, a imagem deixa o quartel a essa hora para voltar a Barco, onde repousa. A procissão é, por hábito, acompanhada por milhares de fiéis católicos.

Na sexta-feira, a imagem fizera o percurso inverso, desde São Cláudio de Barco até à igreja paroquial de Caldas das Taipas, numa procissão de velas a que afluíram centenas de crentes.

As celebrações da romaria de Nossa Senhora dos Remédios arrancaram oficialmente a 10 de abril, dia a seguir à Páscoa, com o hastear da bandeira, e encerram com três dias de espetáculos, que incluem nomes como Quim Roscas & Zeca Estacionâncio, a 21 de abril, Augusto Canário, a 22, e Nuno Ribeiro, a 23, um domingo.

 

Procissão de Barco para Caldas das Taipas na edição de 2023 © Paróquia de Caldas das Taipas

Procissão de Barco para Caldas das Taipas na edição de 2023 © Paróquia de Caldas das Taipas