30 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Ricardo Costa é quarto na lista por Braga, liderada por José Luís Carneiro

Redação
Política \ quarta-feira, janeiro 24, 2024
© Direitos reservados
Político das Taipas é o único militante da concelhia de Guimarães em lugar elegível para a Assembleia da República. O até agora ministro da Administração Interna repete lugar de há dois anos.

Depois de alguns dias de tensão no seio Federação Distrital de Braga do PS, que até incluiu uma reunião na rua pela falta de comparência do seu presidente, Francisco Castro, o único portador da chave da sede, a lista socialista pelo círculo de Braga está já definida: o presidente da concelhia de Guimarães do PS, Ricardo Costa, é o número quatro numa candidatura liderada por José Luís Carneiro.

O político de Caldas das Taipas é o número quatro da lista, atrás de Pedro Sousa, número três, indicado pela concelhia de Braga, de Palmira Maciel, antiga vereadora da Câmara Municipal de Braga, que foi indicada pela Comissão Nacional para número dois, e de José Luís Carneiro, até agora ministro da Administração Interna. É o único militante da concelhia em posição elegível para a Assembleia da República.

A Comissão Política Nacional do PS aprovou as listas para os 22 círculos eleitorais na segunda-feira à noite, com 84% de votos favoráveis. Derrotado por Pedro Nuno Santos nas eleições internas para a secretaria-geral do partido em 16 de dezembro, José Luís Carneiro aceitou repetir candidatura após a inclusão de alguns dos seus apoiantes na liderança de alguns círculos.

São os casos de Augusto Santos Silva pelo círculo de Fora da Europa, de Paulo Pisco, pelo círculo da Europa, de Jamila Madeira, por Faro, de Paulo Cafofo, pela Madeira, ou de Fátima Pinto, por Vila Real, distrito para o qual estava prevista a liderança de Álvaro Beleza, apoiante de Pedro Nuno Santos que desistiu da candidatura. Quem também não aceitou candidatar-se às Legislativas foi Luís Soares, deputado na Assembleia da República desde 2015 e ex-presidente da Comissão Política Concelhia de Guimarães.

O PS venceu as Legislativas de 2022 com maioria absoluta – elegeu 120 deputados após uma votação de 41,37% -, tendo sido o partido mais votado no círculo de Braga – 42,02% - e no concelho de Guimarães – 45,42%.