26 janeiro 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Ricardo Costa avança que Luís Soares não se recandidata à Junta de Caldelas

Tiago Dias
Política \ quarta-feira, janeiro 22, 2025
© Direitos reservados
Confirmação está em linha com o que o atual presidente da Junta de Freguesia de Caldelas dissera ao Reflexo em julho último. Alternativa do PS encontra-se no atual executivo.

Luís Soares não se vai recandidatar a um terceiro mandato como presidente da Junta de Freguesia de Caldelas, anunciou esta quarta-feira o candidato do PS à Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Costa, na apresentação dos ciclos de conferências “Compromisso com Guimarães” e “Convenções Grandes Territórios”.

A decisão, já aprovada pela Comissão Política Concelhia de Guimarães do PS, comprova a intenção expressa por Luís Soares em julho de 2024, numa entrevista ao Reflexo, vincando que “era tempo de dar oportunidade a outras pessoas”. Antigo candidato à Junta de Freguesia de Caldelas em 2009, ex-presidente da Taipas Turitermas, entre 2009 e 2019, e ex-vereador para o desenvolvimento económico, entre 2013 e 2021, confirmou ainda que o candidato socialista à vila termal será um elemento do atual executivo: além de Luís Soares, a equipa que lidera a Junta é constituída por José Fonseca, Augusto Mendes, Patrícia Correia e Rosa Lima.

Eleito pela primeira vez em 2017, Luís Soares é um dos três autarcas socialistas que está de fora da lista das eleições para as freguesias de Guimarães, quando tinha ainda possibilidade de se recandidatar; os outros são António Brás Pereira, de Moreira de Cónegos, e Paulo Abreu, da União de Freguesias de S. Tiago de Candoso e Mascotelos. Os outros presidentes socialistas sem limitações de mandatos vão-se recandidatar.

Ricardo Costa disse, porém, que os candidatos do partido às 55 juntas – o número de freguesias e uniões passa de 48 para 55 nas próximas Autárquicas, aprovada a desagregação na Assembleia da República (AR) – estão fechados e anunciou publicamente um primeiro nome: a vereadora da ação social, Paula Oliveira, vai-se candidatar à união de freguesias da cidade – Oliveira do Castelo, São Paio e São Sebastião.

O atual deputado na AR vincou ainda que a lista de candidatos à vereação não está ainda fechada e estimou que o programa eleitoral será apresentado no verão, em julho ou no início de setembro.

 

Ciclo de conferências até junho e livro com base de dados em março

Ricardo Costa esclareceu ainda que os ciclos de conferências começam a 01 de fevereiro, com “Desatar o nó da habitação”, a partir das 15h30, no auditório da Fraterna, em Couros, e terminam em 28 de junho. A passagem por Caldas das Taipas está calendarizada para 15 de fevereiro, com o tema “Rio Ave como agregador territorial”; essa sessão está marcada para as 15h00 de 15 de fevereiro, um sábado.

O ainda presidente da concelhia do PS anunciou também o lançamento de um livro, no final de março, com um “diagnóstico exaustivo sobre Guimarães”, com uma base de dados até 2023 sobre as várias dimensões do território. “São dados rigorosos. Estamos num mundo demasiadamente feroz para nos basearmos em achómetros”, disse. O seu nome é “Afirmar Guimarães”, à semelhança do mote que norteia a sua pré-campanha eleitoral.