
Ricardo Costa anuncia candidatura à Câmara de Guimarães
O Partido Socialista apresentou este sábado, no Centro Cultural de Vila Flor, os candidatos à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal de Guimarães. Ricardo Costa, cabeça de lista à autarquia, destacou a coesão, experiência e ligação ao território da equipa que o acompanha no projeto “Afirmar Guimarães”.
A sessão pública contou com a presença de militantes, simpatizantes e representantes de diversas instituições, que tomaram conhecimento das listas aprovadas por unanimidade na última segunda-feira. Ao todo, são mais de 60 nomes que integram esta candidatura socialista, cuja proposta se estrutura em torno de áreas chave como a economia, cultura, ambiente, educação, saúde, emprego e participação cívica.
Ricardo Costa sublinha que a sua candidatura aposta na proximidade e no serviço público, com uma visão ambiciosa para o futuro de Guimarães. Com um percurso político consolidado — vereador entre 2013 e 2021 e deputado à Assembleia da República desde 2024, além de membro do Secretariado Nacional do PS — reafirma o compromisso com os vimaranenses, defendendo que “cada escolha que fazemos é sobre as pessoas deste concelho”. Para ele, “a felicidade e o bem-estar dos vimaranenses são a causa maior e o propósito desta candidatura”.
Durante a sessão foi apresentado um vídeo de apresentação onde destacam medidas concretas do programa, como a criação de dois novos parques industriais — um a Norte e outro a Sul do concelho — e o desenvolvimento de clusters para modernizar a indústria local e aumentar a competitividade. Também propõe a construção de mais de 1.100 habitações acessíveis, investimentos em mobilidade urbana com um metro de superfície de 16,5 km e a melhoria dos acessos rodoviários, em particular ao complexo industrial de Ponte.
O candidato valoriza o legado da Capital Europeia da Cultura 2012, reforçando o apoio à identidade cultural e à ciência, afirmando que “não há cultura sem conhecimento”. Sobre o panorama político, o candidato destaca a importância de uma campanha positiva e proativa, enfatizando que “preferimos as ideias e as soluções às provocações” e rejeitou “os ataques que partem da mentira e do ódio”. Reforça a necessidade de unir o concelho, com “lideranças servidoras” e uma política “plena de humanismo, solidariedade, justiça e liberdade responsável”.
Na corrida à Assembleia Municipal, Pedro Vilhena Roque lidera uma lista que considera representar o culminar do seu percurso de intervenção cívica e afirmou, no seu discurso, um "compromisso total e absoluto" pelo concelho. Reforçou a importância de uma postura institucional, democrática e responsável num tempo que classificou como "exigente para o debate público". Atual 1.º secretário da mesa da Assembleia Municipal, o advogado lidera uma equipa que inclui 55 nomes, destacando-se pela sua diversidade geracional e profissional.
Lista de Candidatos à Câmara Municipal
- Ricardo Costa
- Sérgio Freitas Silva
- Gabriela Nunes
- Flávio Freitas
- Helena Chaves
- Zara Pontes
- Hugo Teixeira
- Carlos Guimarães
- Adelaide Silva
- Hélder Vaz
- Firmino Carneiro
A sessão marcou o arranque oficial da campanha socialista em Guimarães, com o objetivo claro de “afirmar” o concelho como território de futuro, coeso e com participação ativa dos seus cidadãos.