23 novembro 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Ricardo Araújo reuniu com a ministra da cultura. Pede "mais investimento"

Redação
Política \ quarta-feira, novembro 06, 2024
© Direitos reservados
Financiamento do Centro Internacional das Artes José de Guimarães, reabilitação da Igreja de Santa Marinha da Costa e as comemorações dos 900 anos da Batalha de São Mamede: os temas em cima da mesa.

O líder da comissão política concelhia de Guimarães do PSD, Ricardo Araújo, reuniu com a ministra da cultura, na condição de deputado na Assembleia da República, para “defender junto do governo mais investimentos para Guimarães”, nomeadamente no que concerne a três realidades.

O financiamento do Orçamento de Estado para o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), maior investimento da Capital Europeia da Cultura de 2012 que é atualmente financiado apenas pela autarquia; a realização urgente de obras de restauro e reabilitação na Igreja de Santa Marinha da Costa, imóvel de interesse público e monumento nacional que aguarda a realização de uma intervenção urgente desde 2014; e a participação e apoio do Governo às comemorações dos 900 anos da Batalha de S. Mamede, que se comemoram em 2028 foram os temas em cima da mesa

Na reunião de trabalho Dalila Aguiar Rodrigues, o deputado do PSD reivindicou o “justo financiamento nacional ao CIAJG para combater e colocar termo uma injustiça que tem mais de 10 anos. Este é um direito de uma cidade que, tal como Porto e Lisboa, foi Capital Europeia da Cultura em 2012 e que, como tal, reclama e merece igual tratamento e financiamento anual direto do Orçamento de Estado”. “Guimarães reivindica justamente este apoio do Governo desde 2013, mas infelizmente nunca o viu concretizado, particularmente nos últimos 8 anos de governo do PS, pelo que se torna imperativo que seja reposta a igualdade e justiça nesta matéria”, suportou o também vereador.

De igual modo, Ricardo Araújo sensibilizou a ministra Dalila Aguiar Rodrigues para “a necessidade de reabilitação urgente da Igreja de Santa Marinha da Costa, um imóvel de interesse público e monumento nacional, um verdadeiro tesouro patrimonial que se degrada há anos, sem que o Governo do PS tenha realizado qualquer intervenção para responder aos justos anseios e preocupações dos responsáveis da Paróquia e da Freguesia da Costa”.

Na mesma reunião, o candidato à Câmara defendeu que “a comemoração dos 900 anos da Batalha de São Mamede deve ser uma celebração nacional, na qual o Governo deve estar envolvido e empenhado, contribuindo para o maior êxito e alcance desta importante celebração. Importa salientar e salvaguardar que este Governo já incluiu, de resto, no seu programa a celebração dos 900 anos da Batalha de S. Mamede de 1128. Mas desejo que o Governo esteja sensibilizado, comprometido e empenhado juntamente com o Município nesta importante celebração para Guimarães e o país”, concluiu Ricardo Araújo.