Ricardo Araújo pede humildade e trabalho após vitória em Guimarães
O PSD de Guimarães realizou, no sábado, dia 8 de novembro, um plenário com militantes e antigos dirigentes da concelhia, num encontro que serviu para assinalar o resultado alcançado nas últimas eleições autárquicas e reforçar o compromisso do partido com o concelho.
O encontro, que marcou o primeiro grande encontro da estrutura concelhia após as eleições de 12 de outubro, decorreu no Hotel de Guimarães e contou com a presença de todos os ex-presidentes da estrutura local social-democrata, entre os quais Lemos Damião, Emídio Guerreiro, Luís Cirilo, Alves Pinto, Rui Vítor Costa, José Manuel Antunes, André Coelho Lima, César Teixeira e Bruno Fernandes.
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães e atual líder do PSD concelhio, Ricardo Araújo, referiu-se à "vitória histórica" obtida pela coligação "Juntos por Guimarães", que pôs termo a 36 anos de governação socialista. No entanto, sublinhou que o resultado "deve ser encarado com humildade e sentido de responsabilidade".
"Quero que todos sintam que esta vitória é do coletivo e do partido. A vitória não foi só de uma pessoa, mas de uma equipa", afirmou, destacando que o sucesso alcançado "resultou do trabalho de todos, ao longo de vários mandatos".
Araújo reconheceu que o percurso “"em sempre foi fácil", marcado por "decisões difíceis e momentos de divergência", mas frisou que "o importante foi manter o propósito de vencer a Câmara Municipal de Guimarães". Segundo o autarca, o PSD "passou de 12 para 25 juntas de freguesia lideradas pela coligação PSD/CDS", resultado que considera "expressivo" e "assente na dedicação e na determinação dos militantes".
Apesar da celebração, Ricardo Araújo rejeitou qualquer euforia desenquadrada. "Conseguimos uma vitória importante, mas agora é tempo de virar a página", afirmou, defendendo que a prioridade é "cumprir com os compromissos assumidos com os vimaranenses".
O líder social-democrata garantiu que o novo ciclo será pautado pelos mesmos princípios que orientaram a campanha da coligação. "A humildade, o trabalho e a determinação que tinha antes serão as que terei nos próximos quatro anos", assegurou.
Durante a sessão, Araújo deixou ainda uma mensagem de unidade interna e cooperação perante os militantes: "Quero que o partido saiba que o meu compromisso é com Guimarães e com os Vimaranenses, cujos interesses devem estar à frente de tudo e de todos".