23 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Residências do Avepark e de Santa Luzia no 41.º lugar em 154 propostas

Redação
Ciência & Tecnologia \ quarta-feira, março 30, 2022
© Direitos reservados
Ambos as candidaturas para o concelho de Guimarães obtiveram classificação de 3,6 ao submeterem-se a financiamento do PRR. A seleção dos projetos deve estar concluída em abril.

O Programa de Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, contabilizou 202 Manifestações de Interesse entre 08 e 28 de fevereiro, que se traduziram em 154 candidaturas a financiamento, confirmadas a 25 de março.

Esse lote inclui duas candidaturas no concelho de Guimarães: a residência de estudantes do Avepark, entregue pela Câmara Municipal de Guimarães, e a antiga escola de Santa Luzia, à responsabilidade da Universidade do Minho. Ambas obtiveram uma classificação de 3,6 pontos – escala de 0 a 5 -, que corresponde ao 41.º lugar.

Segundo o documento do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, as 154 candidaturas solicitam um financiamento total de 476 milhões de euros, verba que supera o montante disponível: 375 milhões. Esse volume respeita a um total de 20.723 camas: 14.222 referente a “nova oferta” e 6.501 a reabilitação. 

Depois das candidaturas, seguem-se a análise e a seleção das candidaturas, com “vista à concretização dos contratos-programa visando o financiamento dos investimentos e a disponibilização dos alojamentos para o ensino superior”, que deve estender-se até ao final de abril.