28 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Requalificação do centro: avança obra na Praça Dr. João Antunes Guimarães

Redação
Sociedade \ segunda-feira, março 06, 2023
© Direitos reservados
Os painéis em rede já começam a delimitar a intervenção junto à entrada para o centro comercial Passerelle, acompanhados da retroescavadora.

A requalificação da Praça Doutor João Antunes Guimarães, pontuada pela entrada para o centro comercial Passerelle e, principalmente no verão, pelas esplanadas dos cafés que ali trabalham, começou nesta segunda-feira.

O pavimento granítico da praça está agora envolto por painéis de rede para obras, enquanto a retroescavadora o começa a remover e os trabalhadores da ABB, empresa a cargo da requalificação do centro das Taipas, se movem pelo local.

A intervenção dá-se no seguimento da operação já em curso na Avenida da República, iniciada precisamente há um ano, a 21 de março.

Delineada como a fase mais tardia da obra de requalificação, a intervenção na Praça Dr. João Antunes Guimarães vai dotar aquele espaço de uma calçada em quartzo, “solução tradicional que reutiliza” o material que existia nos passeios da Avenida da República, realça a memória descritiva do projeto. O espaço entre essa praça e a rua de Santo António passará a ser pedonal.

Iniciada em outubro de 2020 com um prazo de execução de dois anos, a requalificação do centro das Taipas, desde a rua Ilídio Lopes de Matos, junto ao edifício dos Banhos Novos até ao Largo de Santo António, percorrendo todo o eixo que se afirma como o coração da vila termal, foi prorrogada por mais um ano, prevendo-se que até outubro desde ano esteja concluída.