27 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Reflexo inativo nesta quinta‐feira face à greve dos jornalistas

Redação
Sociedade \ quinta-feira, março 14, 2024
© Direitos reservados
Convocada pelo Sindicato de Jornalistas, a greve realiza-se nesta quinta-feira, com concentrações no Porto e em Lisboa. Fim da precariedade e revisão das estruturas regulatórias entre reivindicações.

O Reflexo não vai publicar qualquer notícia, reportagem ou artigo de opinião nesta quinta-feira, em linha com a greve geral dos jornalistas, em curso desde as 00h00 às 23h59.

Convocada pelo Sindicato de Jornalistas, face à decisão tomada no quinto Congresso dos Jornalistas, realizado entre 18 e 21 de janeiro, em Lisboa, a greve geral contempla concentrações na Praça General Humberto Delgado, no Porto, às 12h00, e no Largo de Camões, em Lisboa, a partir das 18h00.  

Entre várias reivindicações, incluem-se a garantia de um salário digno à entrada na profissão e progressão regular na carreira, o fim da precariedade generalizada no setor, o cumprimento das leis do Código do Trabalho e do Contrato Coletivo de Trabalho da imprensa, alargando-a ao setor audiovisual e ao da rádio ou a “justa remuneração” de quem cumpre o estágio obrigatório para o acesso à profissão.

A última greve geral dos jornalistas tinha acontecido em 1982.