20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Rally de Portugal saiu de Guimarães e já está na estrada

Catarina Castro Abreu
Desporto \ quinta-feira, maio 17, 2018
© Direitos reservados
Já está nas ruas o WRC Vodafone Rally de Portugal. A partida aconteceu de Guimarães, com o castelo como pano de fundo e o público não faltou. Muitos foram os amantes da modalidade que foram ver os 88 carros a saírem do Campo de São Mamede, na partida oficial da prova.

As máquinas percorreram alguns dos locais mais emblemáticos da cidade, desde o Largo da Mumadona, Avenida Alberto Sampaio (Muralha), Alameda de São Dâmaso, contornando o Largo do Toural. O primeiro carro saiu às 18h10, como previsto, do Campo de São Mamede, rumo a Paredes para o Shakedown. Seguiu-se a Super Especial do Circuito de Lousada, o primeiro momento de competição da prova.

 

O Rally de Portugal prolonga-se até domingo, 20, passando por Viana do Castelo, Caminha e Ponte de Lima, centro da cidade do Porto, Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto, na Serra da Cabreira e Amarante. Termina, incontornavelmente, em Fafe. A cerimónia de pódio volta a ter lugar na Marginal de Matosinhos.

Em comunicado, a Câmara de Guimarães frisa que “a sustentabilidade ambiental é um fator decisivo e obrigatório de todas as provas do WRC 2018”. Nesse âmbito, o Rally de Portugal foi certificado com o nível máximo de certificação ambiental da Federação Internacional do Automóvel - Achievement of Excellence. O Vodafone Rally de Portugal aproveitou para assinalar o Dia Internacional da Reciclagem (17 de maio) com várias mensagens e iniciativas que visam sensibilizar o público.

A Câmara de Guimarães investiu 60 mil euros no evento, atribuindo o montante de 50 mil euros ao Automóvel Club de Portugal e de 10.380 euros ao Turismo Porto e Norte. Para além dos 50 mil euros para o Automóvel Club de Portugal, a Câmara teve ainda que disponibilizar as condições logísticas necessárias para a realização Cerimonial Start do WRC Vodafone Rally de Portugal 2018.