Rafael Amâncio Silva tomou posse como comandante dos bombeiros das Taipas
A tomada de posse do novo comandante, como diz o ditado, foi uma sessão abençoada, pois não faltou a chuva que obrigou os presentes a terminarem a cerimónia no interior do parque das viaturas.
O novo comandante assinou uma Carta de Missão onde assume um compromisso de aposta na formação, na disciplina e na organização deste corpo de bombeiros voluntários. Este desígnio foi desde logo afirmado no primeiro ato de Rafael Silva ao saudar o estandarte da corporação.
Neste mandato de 5 anos, terá o comando de 125 bombeiros mais os infantes, cadetes e estagiários que estão num processo de formação, há quatro anos. Rafael Silva afirmou que será um mandato de continuidade e defesa do que de melhor é reconhecido aos bombeiros das Taipas: “Trabalhei com o comandante Hermenegildo todos os dias durante sete anos, por isso, acredito que será uma transição pacífica, onde a aposta é no que destaca os bombeiros de Caldas das Taipas, a formação e um corpo de bombeiros competente.
A linha de comando está definida. Como referiu Rafael Silva, continuará como segundo comandante Ernesto Manuel Figueiredo Soares e será proposto à direção o chefe António Moreira da Silva, para adjunto de comando, bombeiro com 33 anos de serviço de casa.
Nesta sessão, para além de toda a direção, marcou presença Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães; Joaquim Barreto, deputado à Assembleia da República; Pedro Lopes, diretor nacional de bombeiros da Autoridade Nacional de Proteção Civil, José António Beleza, comandante dos voluntários de Barcelinhos (em representação da Liga de Bombeiros Portugueses); Hermenegildo Abreu, comandante operacional distrital; Ricardo Costa, vereador da Câmara Municipal e Constantino veiga, presidente da Junta de Freguesia de Caldelas, entre outras personalidades.