Edifício do Quiosque Jardim demolido. Vai surgir um novo no mesmo local
Implantado no coração de Caldas das Taipas há cerca de 50 anos, o edifício do Quiosque Jardim deixou de existir; o edifício foi demolido esta sexta-feira por uma das retroescavadoras envolvidas na requalificação da vila termal, cuja conclusão está agendada para outubro próximo.
Instalado temporariamente num contentor ali ao lado, sobre o passeio, Miguel Silva estava preparado para ver o quiosque ser demolido neste mês, depois de se ter optado pela edificação de um novo no âmbito das obras em curso. “O quiosque tinha condições para se manter de pé, mas precisava de uma renovação. Mas vai surgir um novo quiosque que, segundo dizem, tem a ver com a estética do novo centro da vila”, disse o proprietário ao Reflexo.
Responsável por aquele quiosque há cerca de 40 anos, Miguel Silva aponta um tubo verde ligado ao solo para esclarecer a localização do futuro quiosque: é praticamente idêntica à anterior. A futura infraestrutura, acrescenta, será redonda e terá cerca de três metros de altura, características que vão ao encontro das descritas pelo seu genro, João Lamosa, que tem acompanhado o processo.
“Esta mudança está prevista desde 2016. O quiosque vai ser alusivo às cutelarias, pelas quais as Taipas são conhecidas. Sei que vai ser redondo, que terá oito metros quadrados e que será em ferro e em chapa. Creio que será em tons de cinza”, adianta. O responsável aguarda, por isso, pelo novo edifício, sem saber ao certo por quanto tempo o seu sogro terá de permanecer no contentor provisório.