24 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Quatro ninhos de vespa asiática foram removidos durante a última semana

Redação
Sociedade \ sexta-feira, agosto 27, 2021
© Direitos reservados
Um dos métodos utilizados é a "inoculação". Com esta estratégia é injetado um inseticida no ninho. Apesar de poder continuar visível - não é queimado - fica inativo.

Quatro ninhos de vespa asiática foram removidos no decorrer desta semana. Numa ação articulada entre o Serviço Municipal de Proteção Civil de Guimarães (SMPC) e a Junta de Freguesia de Caldelas, quatro ninhos acabaram por ser eliminados.

Os ninhos em questão estavam espalhados pela vila: Rua da Quintã de Cima, Rua do Emigrante, Rua do Alvite e nas imediações da EB 2,3 de Caldas das Taipas. Neste processo de remoção de ninhos, têm-se optado por duas estratégias: a queima e a "inoculação". Neste último, é injetado um inseticida para dentro do ninho. Com este método, o ninho continua visível - não é queimado -, mas inativo.

Com a eliminação progressiva de ninhos na vila, é possível que as vespas velutinas procurem locais estratégicos e de difícil remoção, como telhados de habitações. "Se tem conhecimento de algum ninho, por favor informe-nos através do 235 576 884 ou do endereço de correio electrónico geral@caldasdastsipas.com", apela a Junta de Freguesia de Caldelas.