23 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Quase 150 árvores e arbustos plantados. REACTivar passou por Brito

Redação
Freguesias \ quinta-feira, março 09, 2023
© Direitos reservados
Intervenção de limpeza, manutenção e plantação de árvores na margem do rio Ave.

O projeto REACTivar, da Câmara Municipal de Guimarães em parceria com o Laboratório da paisagem, desenvolveu a sua mais recente ação em Brito, com uma intervenção junto à margem do rio Ave.

“Após limpezas e controlo de vegetação invasora e infestante, decorreram as plantações de 57 árvores e 85 arbustos na margem, que possibilitarão a recuperação e renaturalização deste ecossistema”, dá conta o Laboratório da Paisagem.

“Foram ainda instaladas 2.200 estacas do género Salix, que, através da fixação das raízes, que contribuirão para a diminuição de fenómenos de erosão, provocados por inundações”, complementam.

O projeto REACTivar Guimarães – Renaturalização dos Corredores Verdes dos rios Ave, Selho e Vizela, conta ainda com as parcerias das Universidades do Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro e VITRUS, pretende contribuir para a reabilitação dos corredores verdes no Concelho, através da implementação de soluções de engenharia natural, acompanhadas de uma monitorização contínua que avalie o impacte das ações de restauro ecológico. É ainda objetivo reativar a relação de identidade entre o rio e os cidadãos.