
PSD projeta passe Guimabus a 10 euros com isenção para jovens e seniores
Ricardo Araújo, candidato social-democrata à presidência da Câmara Municipal de Guimarães, pretende criar um passe único para toda a rede com um custo de 10 euros e acabar com o zonamento nos títulos da Guimabus. Já os jovens até aos 25 anos, e os maiores de 65 passariam, através da sua proposta, a usar o serviço gratuitamente.
Durante a conferência decorrida a 25 de março, o candidato do PSD revelou ainda ter intenção de aumentar o número de quilómetros e horários - inclusive à noite e ao fim de semana- da Guimabus.
Para o líder, o metrobus é a solução para a mobilidade dentro do concelho e a concessão de mais quilómetros permitirá, a par do aumento de carreiras, que a rede chegue a locais ainda não abrangidos como Donim, Arosa, Castelões, Serzedo e Infantas.
O social-democrata também acredita que o metrobus é também essencial para as ligações no interior do território vimaranense, apoiando a extensão da linha a Oeste, com ligação a Ronfe, e a Sul, até à vila de Lordelo. A última linha desta rede seria para São Torcato.
Ricardo Araújo quer ainda fazer a duplicação da via férrea de ligação ao Porto e construir um acesso à autoestrada no norte de Guimarães.
Quanto aos acessos rodoviários, Ricardo Araújo promete concretizar a ligação da variante de Creixomil à EN 206, criar um novo acesso ao Multiusos e um parque de estacionamento com acesso aos transportes públicos na zona do Salgueiral.
Na zona norte do concelho o candidato ambiciona requalificar as vias de acesso à cidade de Guimarães, EN 101, 105 E 206, duplicá-las onde for possível e construir paragens de autocarros.