28 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

PSD Guimarães defende atribuição de 20 euros a estudantes vimaranenses

Bruno José Ferreira
Política \ terça-feira, setembro 06, 2022
© Direitos reservados
Vale a atribuir pelo município deve ser descontado no comércio local. Proposta vai ser discutida na próxima reunião de câmara.

A comissão política concelhia de Guimarães do Partido Social Democrata (PSD) apresentou uma proposta – já submetida junto do município para ser apreciada na próxima reunião de câmara – na qual sugere a atribuição de um vale no valor de 20 euros a todos os alunos matriculados em Guimarães até ao ensino secundário.

Apresentada na sede do PSD por Ricardo Araújo, presidente da comissão política, a medida é justificada pelo “momento excecional que vivemos”, com “inflação galopante como não víamos há alguns anos” e também “taxas de juro elevadas”. Um “contexto que está a sobrecarregar de forma muito relevante o orçamento das famílias”, no entender dos social-democratas.

A atribuição deste vale a todos os alunos significará – caso a medida seja aprovada – um investimento entre 300 e 350 mil euros por parte do município, sendo que este valor (20 euros por aluno) foi estipulado tendo em conta três variáveis.

“Por um lado tivemos em conta os valores que já são atribuídos pelo escalão A e B. Tivemos em conta, também, o que outros municípios estavam a fazer nesta matéria. Por outro lado tivemos em conta também o kit básico de material é dado no escalão, que está abaixo está abaixo deste valor”, apontou Ricardo Araújo.

No entender do PSD Guimarães “é importante que também o município dê um passo e adote uma medida que permite apoiar as famílias neste regresso às aulas no inicio do novo ano escolar”. Este vale a atribuir pelo município deverá “ser descontado no comércio local vimaranense”.

A referida proposta foi entregue no município na semana passada, de forma a cumprir os trâmites legais, e é assinada pelos vereadores Bruno Fernandes, Ricardo Araújo, Vânia Dias da Silva e Hugo Ribeiro.