PS reuniu com o ACES Alto Ave devido à demora das declarações de isolamento
No entender do partido esta situação tem contribuído para a diminuição de rendimento das famílias, uma vez que sem a declaração não é possível solicitar apoio à Segurança Social. Nesse sentido, o PS de Guimarães tentou perceber de que forma serão dadas respostas, até porque o número de casos tem evoluído de forma galopante.
“Têm-nos feito chegar situações de pessoas a quem foi determinado o isolamento profilático de 14 dias, cujo contacto das autoridades de saúde é feito além desse período, bem como a emissão da respetiva declaração de isolamento que serve de comprovativo para justificar a ausência ao trabalho e requerer o apoio da Segurança Social. Este atraso está a provocar quebras no rendimento e dificuldades às famílias”, refere Luís Soares, líder do PS de Guimarães, em nota enviada à imprensa.
No comunicado o PS dá conta que, na reunião, a autoridade de saúde explicou que “está em curso uma nova forma mais automatizada e ágil, de envio de declarações de isolamento profilático que permitirá a resolução de todas as declarações que estão ainda pendentes até ao final desta semana, ficando esta dificuldade, que é muito sentida pelas pessoas, normalizada na próxima semana”.