23 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

PS Guimarães classifica orçamento municipal para 2019 como uma "boa proposta"

Paulo Dumas
Sociedade \ quarta-feira, outubro 17, 2018
© Direitos reservados
A concelhia do Partido Socialista de Guimarães esteve a analisar a pré-proposta do orçamento municipal para o ano de 2019 e reuniu em audição com representantes dos órgãos autárquicos de Guimarães.

Da análise do documento, os socialistas vimaranenses destacam o apoio dado pelo orçamento à política de cidade e do território, com especial ênfase para as competências delegadas nas juntas de freguesia.

“Consideramos que é um orçamento de grande ambição mas sustentado na estabilidade financeira, ancorado em receitas próprias e elevado aproveitamento de fundos comunitários”, referiu Luís Soares, líder da concelhia do Partido Socialista.

O PS de Guimarães sublinha ainda a aposta no desenvolvimento económico, que se deverá traduzir nomeadamente nas intervenções nas áreas industriais do concelho.

O ordenamento do território é outro dos capítulos do orçamento municipal destacados pelo PS local e que deverá ser consubstanciar com a obra do parque de estacionamento no quarteirão da Rua de Camões e Rua da Liberdade. Ainda neste domínio destaca a intervenção na área do Cavalinho/Vila Flor e a centralidade de Caldas das Taipas

Também o setor da habitação está plasmada na pré-proposta de orçamento e o PS saúda a criação da Divisão de Habitação, dentro do Departamento de Urbanismo. No entender da concelhia vimaranense do PS, esta estrutura deverá responder às necessidades de oferta de habitação em Guimarães.

O apoio à obra nos serviços de urgências no Hospital Senhora da Oliveira e a construção de um novo polo cultural no antigo edifício Jordão/Avenida são outras das medidas saudadas pelo PS de Guimarães e que deverão constar do orçamento municipal para 2019.