08 setembro 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

PS: Augusto Mendes quer "honrar o passado e construir o futuro" das Taipas

Sofia Rodrigues
Política \ domingo, setembro 07, 2025
© Direitos reservados
Candidato do PS às Taipas vê como prioridades a melhoria da qualidade de vida, a formação de cidadãos através da educação, do desporto e da cultura, e ainda a valorização das associações locais.

O Partido Socialista oficializou este sábado a candidatura de Augusto Mendes à Junta de Freguesia de Caldelas, numa sessão que contou com a presença de Luís Soares, atual presidente da junta, Pedro Roque, candidato à Assembleia Municipal, e Ricardo Costa, candidato à Câmara Municipal de Guimarães.

Sob o lema “honrar o passado e construir o futuro”, Augusto Mendes definiu como prioridades a melhoria da qualidade de vida, a formação de cidadãos “completos” através da educação, do desporto e da cultura, e ainda a valorização das associações locais. “As nossas coletividades são fundamentais para os jovens e para toda a comunidade. Queremos continuar a apoiá-las e a reforçar o seu papel”, sublinhou.

Durante a sua intervenção, agradeceu às 92 pessoas que aceitaram integrar a sua equipa, destacando a diversidade do grupo. “Temos orgulho em ter uma equipa com quase tantas mulheres como homens. Temos também 30 pessoas novas que não faziam parte dos nossos projetos. É uma equipa capaz, competente e honesta, onde a juventude se faz notar e os mais velhos emprestam a sua experiência.”

O candidato fez ainda um balanço dos oito anos de governação socialista na freguesia, liderada por Luís Soares. Reconheceu dificuldades como a pandemia e a execução da maior obra da vila em mais de cem anos, mas destacou que “foram oito anos em que a vila nunca parou de crescer e evoluir”. Lembrou obras marcantes como a Praça do Antigo Mercado, a ecovia da Praia Seca até às Levadas, o Espaço Convívio Sénior e as novas praças. “Alguém imagina hoje a nossa vila sem estas conquistas? Fomos nós que transformamos a nossa vila para melhor e vamos continuar.”

Apesar disso, admitiu que nem tudo correu como esperado. “É sempre bom lembrar que herdámos um projeto de requalificação do centro da vila com falhas graves de funcionalidade. Fizemos o possível para corrigi-las, mas não conseguimos tudo. Hoje, temos praças largas e bonitas, mas queremos que a obra seja também funcional e não interfira com o dia a dia das pessoas.”

Foi neste contexto que Mendes apresentou as soluções que pretende implementar caso seja eleito, destacando a mobilidade como uma das prioridades. Entre as medidas, anunciou a criação de dois sentidos junto aos CTT para facilitar o acesso ao centro a partir da feira, a eliminação do estreitamento da Alameda Rosas Guimarães, conhecido entre a população como “a lágrima”, permitindo uma circulação mais fluida em ambos os sentidos, e a criação de cerca de 20 novos lugares de estacionamento nas Termas. Essa nova bolsa de estacionamento deverá ter ligação à Rua Nossa Senhora de Fátima, garantindo também acesso direto à Avenida da República.

“Estas alterações, embora impactantes, são de fácil resolução. Por isso trouxemos Ricardo Costa ao terreno e conseguimos a promessa de que, seis meses após a nossa tomada de posse, estas três situações estarão resolvidas”, assegurou. O candidato reforçou ainda a confiança no apoio do socialista à Câmara Municipal: “Temos a tua palavra Ricardo e sabemos que a vais honrar. Já deste provas de compromisso com as Caldas das Taipas: os Banhos Velhos, os Banhos Novos, o polidesportivo, o parque de lazer, e acreditamos que continuarás a fazê-lo.”

Sem querer adiantar todo o programa eleitoral, que será apresentado no próximo sábado, Mendes deixou claro que a sua candidatura não se limita ao que foi feito até agora. “Na nossa candidatura não nos prendemos ao passado nem lavramos no desconhecido. Queremos consolidar tudo o que foi feito e dar novos passos para que Caldelas continue a afirmar-se como uma vila dinâmica e com qualidade de vida.”