
PS apresenta plano para 16 km de Metro de Superfície em Guimarães
Ricardo Costa, candidato do PS à Câmara Municipal de Guimarães, voltou a destacar a prioridade dada ao projeto do Metro de Superfície Intra Concelhio, concebido para melhorar a mobilidade urbana e reforçar a sustentabilidade ambiental.
A proposta integra uma linha de 16 quilómetros, com 11 paragens, ligando os principais polos da cidade e do concelho. Numa primeira fase, o trajeto contempla o Largo do Toural, Largo da República do Brasil, Avenida D. João IV e Estação de Comboios, estendendo-se à Alameda Dr. Mariano Felgueiras (Hospital/Guimarães Shopping) e ao Espaço Guimarães, em Silvares.
A rede incluirá ainda ligações ao Cemitério da Atouguia, Estádio D. Afonso Henriques, Alameda Dr. Alfredo Pimenta, Universidade do Minho e Seminário Verbo Divino, em Azurém.
“Este projeto é mais do que mobilidade. É uma visão de cidade, um compromisso com a qualidade de vida, a inovação e a sustentabilidade. Guimarães precisa desta transformação e está preparada para a concretizar”, afirmou Ricardo Costa, sublinhando que a mobilidade é um desafio central do futuro e um fator decisivo para ligar pessoas, instituições e atividades económicas, culturais e sociais.
O objetivo do PS passa por lançar desde já um processo de longo prazo que permita concretizar o Metro de Superfície, promovendo uma cidade ambientalmente mais sustentável e um concelho com maior ambição económica e social.
O projeto está disponível aqui.