19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Proteção Civil reúne com diretores das escolas para preparar arranque de ano letivo

Redação
Cultura \ quinta-feira, setembro 10, 2020
© Direitos reservados
Com o arranque do novo ano letivo aí à porta, a Câmara Municipal de Guimarães reuniu com os diretores dos agrupamentos de escolas profissionais e secundárias para fazer face às principais preocupações e medidas a implementar na retoma das aulas presenciais.

O município promoveu a referida reunião da Subcomissão de Acompanhamento da Situação Municipal da Covid-19 com os diretores dos agrupamentos de escolas profissionais e secundárias, no sentido de perceber as principais preocupações e medidas a implementar para este novo ano letivo a começar entre os dias 14 e 17 de setembro.

Perante o atual contexto, que pede um reajustamento de comportamentos e técnicas de ensino, Domingos Bragança destacou a necessidade de “encontrar respostas excecionais para casos excecionais”, depois de ouvir algumas das preocupações manifestadas pelos responsáveis das escolas.

“A Câmara Municipal, através dos Serviços da Educação, da Ação Social e Proteção Civil está a fazer o possível para apoiar as escolas neste regresso à nova normalidade, em coordenação com o Ministério da Educação e as Autoridades de Saúde”, assegurou.

O autarca apela à “comunicação pedagógica e de cidadania” das escolas para com os alunos, encarregados de educação e comunidade educativa para assim obter uma boa resposta sem alarme social. Nesse sentido, deixou a garantia de “robustecer o trabalho em rede” enfatizando a importância de conhecer o plano de contingência.

“Os planos de contingência devem ser conhecidos ao pormenor por toda a comunidade escolar, para cada um saber o que pode e deve fazer em casos suspeitos ou de infeção, cabendo sempre a decisão à Autoridade de Saúde Pública.”, frisou o edil.

Além disso, Domingos Bragança defende a primordialidade “de trabalhar em plataforma colaborativa e cada cidadão tem de saber proteger-se e proteger os outros. A responsabilidade do momento em que vivemos é de todos. As regras têm de ser claras num desafio que é de todos e temos de estar à altura”.

A vereadora da Educação, Adelina Pinto, reforçou a importância das escolas no desenvolvimento de uma educação para a cidadania. “Através das escolas podemos completar uma mensagem para chegarmos aos encarregados de educação na adoção de comportamentos compagináveis com a situação atual, e ajudar a educar toda uma comunidade”, constatou.

Segundo a vereadora dos Transportes, Sofia Ferreira, a autarquia está a trabalhar com as operadoras no sentido de garantir uma oferta de transportes públicos perante as necessidades identificadas ao nível do transporte escolar. Esta reunião contou ainda com a participação da delegada de saúde, Fátima Dourado e o diretor do ACES do Alto Ave, Novais de Carvalho. O concelho de Guimarães conta com 14 Agrupamentos de Escolas, duas Escolas Secundárias, quatro Escolas Profissionais e dois Colégios Particulares.