25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Propostas dos candidatos à junta de Souto St. Maria, S. Salvador e Gondomar

Redação
Política \ terça-feira, setembro 21, 2021
© Direitos reservados
Motivações, propostas e objetivos. Eis as convicções dos candidatos às Autárquicas 2021 da zona norte do concelho.

Fernando Cardoso (PS)

O que me motiva é eu ser uma pessoa da terra e gostar da terra. Embora seja natural de Souto São Salvador, tenho bastante carinho por Souto Santa Maria e por Gondomar. Temos projetos que vínhamos a desenvolver há quatro anos e não foram concretizados. Acredito que a equipa do PS nos possa ajudar nas freguesias. Vem daí a minha mudança de partido. Tem a ver com o melhor para as nossas freguesias, para trabalharmos mais perto das pessoas.

Há quatro anos, prometemos fazer tudo ao nosso alcance para ter um lar de idosos na União de Freguesias. Cada vez mais temos  população mais idosa. Os outros projetos têm a ver com o licenciamento das zonas desportivas: em Souto São Salvador, queremos a requalificação dos balneários do campo. e, no parque de lazer de Souto Santa Maria, outro para abranger outras atividades físicas. Depois temos as propostas da recandidatura: segurança rodoviária, requalificação e ampliação da escola, para albergar o Jardim de Infância em Souto Santa Maria. Há ainda a requalificação dos centros cívicos de Souto Santa Maria e Souto São Salvador, junto à igreja, e a resolução do loteamento habitacional da Cumieira, em Gondomar. Há ainda a requalificação da calçada do Brasileiro, em Gondomar, e a construção de saneamento na zona superior da freguesia.

Ficarei contente em ganhar por uma margem maior do que há quatro anos. É sinal de que as pessoas estão contentes com o nosso trabalho. Se tivermos seis ou sete mandatos, acabamos por ter mais responsabilidade ainda.

Eduardo Fernandes (JpG)

A situação política na freguesia é típica. O atual presidente da Junta, eleito pela coligação Juntos por Guimarães, é candidato com o apoio do PS. Tinha tomado uma decisão não comunicada à sua equipa de trabalho. Grande parte da gente que compunha a assembleia abordou-me para eu ser candidato. E isso motivou-me em grande parte a sê-lo.

A nossa coesão territorial em 2021 é quase inexistente. Uma pessoa de Souto Santa Maria ou de Gondomar para ir à cidade tem de ir à semana, porque, ao fim de semana, não têm transportes públicos. Depois, há problemas, trans- versais ao concelho, de fixação de pessoas e casais jovens na freguesia. Em 2021, uma Junta não serve apenas para construir muros e repavimentar estradas. Muitas vezes, as pessoas dão mais valor às dinâmicas das freguesias e às associações. Nunca fizemos uma Festa do Emigrante. Temos de juntar as pessoas e fortalecer o espírito comunitário. Acho chave tornar a nossa União de Freguesias amiga do ambiente. Para isso, temos de investir na levada do Vaqueiro, em Souto Santa Maria, de aumentar o areal, de ter uma pequena zona de exploração de um bar e de reabilitar a ligação do rio ao nosso monte. Outra medida é a criação de bolsas de estudo para apoio à prossecução dos estudos no Ensino Superior.

Mantive, de grosso modo, a equipa que ganhou em 2017. O objetivo eleitoral é vencer. Se não fosse esse o objetivo, não estaríamos aqui. Temos um programa sólido e pronto a ser trabalhado.

Manuel Balinha (CDU)

Candidato-me à União de Freguesias de Souto e Gondomar porque me revejo neste projeto coletivo da CDU, porque defendo a participação ativa dos cidadãos e porque acreditamos que o poder local deve ser o dinamizador do desenvolvimento e do progresso.

O melhoramento dos transportes públicos e dos acessos, a criação de estruturas públicas que apoiem a população mais idosa tirando-a da solidão e do isolamento. E não posso deixar de referir a necessidade de se despoluir o rio Ave e ter uma praia fluvial com bandeira azul.

O objetivo é conseguir a representação da CDU na assembleia de União de Freguesias de Souto São Salvador, Souto Santa Maria e Gondomar. [Em 2017, a força política obteve 6,65% dos votos, não elegendo nenhum mandato].