09 dezembro 2021 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Propostas dos candidatos à Junta de Freguesia de Santa Eufémia

Redação
Política \ sábado, setembro 18, 2021
© Direitos reservados
Motivações, propostas e objetivos. Eis as convicções dos candidatos às Autárquicas 2021 da zona norte do concelho.

Natália Fernandes (JpG) 

A minha motivação é continuar o trabalho que tenho feito essencialmente junto da população. Eu acho que o trabalho de um presidente de junta, para além de fazer obra que é necessário, é ser prestável junto da população e estar junto próximo dela. Hoje em dia as pessoas ainda precisam muito de auxílio, em termos burocráticos e em termos de serviços públicos, durante o período da pandemia notou-se essa dificuldade. Continuar a melhorar as condições de vida da nossa população é determinante. Um dos principais projetos será dar continuidade à construção do parque de lazer, cujo terreno foi doado à freguesia. É um terreno com uma grande dimensão e terá que ser feito a longo prazo. Outro dos objetivos será o arranjo de algumas ruas que infelizmente se encontram bastante degradadas e é necessário as suas pavimentações e reparações. Pretendemos também dar apoio e formação na vida física da população, principalmente nos mais jovens. Tenho encontrado muita dificuldade junto jovens em início da carreira profissional em perceberem o que é que é necessário em termos físicos e fiscais para darem início às suas atividades profissionais, tenho notado uma certa ignorância nessa temática. Formações nesse sentido será muito importante. Daremos também apoio às instituições e associações, pois considero que são fundamentais e necessárias para a vida corrente da nossa freguesia. Esse suporte que tem de ser dado pela junta de freguesia é importante para elas poderem ter continuidade e para poder crescer como têm vindo a crescer.

Fernando Pereira (PS)

Sempre servi a minha terra, onde nasci, constitui família e aqui vivi. Estive em todas as associações. Presidi ao “Ases”, pertenci à Fábrica da Igreja, sou dirigente do Centro Social que ajudei a fundar. Até hoje nunca tinha integrado listas para a junta. O grupo do PS/Prazins SE constituído por jovens com formação académica e um grande dinamismo, provado na concretização de novos equipamentos para a freguesia, convidou-me para encabeçar a lista. Não podia dizer que não. Sabia que vamos ganhar muito com uma junta renovada e de superior qualidade. Prazins SE precisa de mais qualidade nos espaços públicos e novos equipamentos de lazer e desporto.
Temos um programa que o Presidente Domingos Bragança nos deu garantias de concretizar. Temos que ter, e não temos, água, luz, saneamento em toda a freguesia, as ruas todas pavimentadas, são 27 e vamos intervir em 18. Temos de dar apoio ao cidadão nos seus processos com a Câmara, as finanças, a Segurança Social, os Tribunais. Aproveitar a mais-valia do Rio Ave, criar um percurso a pé nas suas margens e um parque de lazer a 100 metros da levada da praia seca, promover iniciativas culturais.
O objetivo é ganhar. Prazins SE, logo nas primeiras eleições da democracia elegeu o Presidente Guilherme Machado, vários outros socialistas se lhe seguiram. O povo de Prazins SE tem carinho pelo PS que está no governo e na Câmara. Vai voltar a estar na presidência da freguesia para concretizar o nosso programa. Nós temos novas ideias.

Abílio Gomes (CDU) 

Sentir que existem muitas coisas para fazer e melhorar na nossa zona é a principal motivação da minha candidatura à junta de freguesia de Santa Eufémia. Apesar não ser natural de Santa Eufémia, estou cá desde 1981, são muitos anos de vivências, é um lugar que me diz muito, tal como a todos os nossos habitantes. Em termos de desenvolvimento da nossa freguesia penso que estamos completamente estagnamos, sinto que estamos parados há oito anos e há muito trabalho que pode e deve ser feito por Santa Eufémia. Estamos cá para isso mesmo, para ajudar no crescimento da nossa freguesia. Estou bastante dedicado à nossa campanha e já detetamos muitas coisas que vão mal e poderiam ser melhoradas em prol de melhores condições de vida da nossa população. Por exemplo, ainda temos cá caminhos em terra, existem ruas que estão um verdadeiro caos e ainda não têm saneamento. Há ainda a questão do gás natural que é muito útil para a freguesia de Santa Eufémia e que ainda não está resolvida. Aquilo que poderemos prometer aos nossos habitantes é trabalho e dedicação em prol de Santa Eufémia, tudo aquilo que estiver ao nosso alcance iremos fazer pela nossa freguesia e pelo bem da nossa comunidade, se tivermos o apoio da Câmara as coisas poderão correr melhor. Tenho um pressentimento que este ano será diferente, será aquele em que iremos ter a melhor votação de sempre, estamos a trabalhar com afinco para que isso aconteça e para servir a da melhor forma a nossa comunidade.