Projeto para o Centro Cívico de Ponte apresentado a 12 de março
A versão final do projeto de execução será apresentada no próximo dia 12 de março (sábado), às 10:30 horas, no Centro Paroquial Paulo VI.
A intervenção, cuja articulação está a ser efetuada com a Junta de Freguesia, incide na requalificação do Largo da Igreja, criação de um parque de estacionamento e reperfilamento da Rua Reitor Francisco José Ribeiro, que liga a Estrada Nacional 101 ao Largo da Igreja.
Numa nota dada a conhecer à comunicação social, a Câmara refere que o projeto contempla a criação de uma ampla praça pedonal, cuja quota será inferior comparativamente com o projeto inicial. O objetivo é harmonizar o atual espaço físico, garantindo ao mesmo tempo trajetos inclusivos e acessíveis a todos, afirmando o edifício da Igreja como preponderante e de referência no tecido urbano existente.
Sérgio Rocha, presidente da Junta de Freguesia de Ponte, mostrou-se, naturalmente, muito satisfeito com o cumprimento de mais uma etapa no sentido de requalificar o centro da vila: Trata-se do culminar de um processo que envolveu a Junta de Freguesia, mas também outras entidades e personalidades, onde todos puderam dar o seu contributo. Foi muito trabalho até chegarmos aqui, a que faltará dar início à obra. Pelas informações recolhidas, tal poderá acontecer nos próximos meses.
Nesta obra fundamental para a vila, como considera Sérgio Rocha, as árvores existentes serão substituídas por oliveiras, havendo igualmente uma reformulação ao nível da iluminação pública.
A Rua Reitor Francisco José Ribeiro, para além do reperfilamento do trânsito, terá a construção de passeios, criando-se um corredor acessível a pessoas com mobilidade condicionada. Esta via será dotada de sistemas redutores de velocidade de tráfego que indicarão a entrada na futura zona mais nobre e central da vila de Ponte.
Nesta intervenção está ainda prevista a reabilitação do parque de estacionamento situado nas traseiras do edifício da antiga sede da Junta de Freguesia que passará a ter uma capacidade para cerca de 80 lugares.
Esta sessão do projeto contará com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara de Guimarães.