24 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Projeto de requalificação do Centro das Taipas apresentado sexta-feira

Manuel António Silva
Freguesias \ segunda-feira, janeiro 30, 2017
© Direitos reservados
A Câmara Municipal de Guimarães vai apresentar, a 3 de Fevereiro, o projeto de requalificação do Centro Cívico das Taipas. A sessão pública decorrerá às 21 horas, no Centro Pastoral das Taipas.

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e a equipa do Centro de Estudos da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho que elaborou o projeto, coordenada pela Arquiteta Marta Labastida, voltam ao Centro Pastoral das Taipas para apresentar o resultado do trabalho que está a ser desenvolvido desde Julho de 2015 e que pelo meio, em 18 de Março de 2016, contemplou, também no Centro Pastoral das Taipas, uma sessão de apresentação pública de um projeto inicial.

Em nota distribuída à imprensa, o município vimaranense dá conta de que os “taipenses são convidados a conhecer a proposta base, que foi objeto de um debate publico com o objetivo de recolher diferentes contributos, tornando-o o mais abrangente possível com a envolvência da população e das entidades da vila”.

A criação de um novo largo, entre o Centro Comercial Passerelle e o cruzamento da Rua Professor Manuel José Pereira com o início da Rua Comandante Carvalho Crato, transformando este espaço numa nova centralidade em que se devolve o espaço público aos cidadãos, surgindo ali novas esplanadas e uma diferente arborização, e elimina nesse local o acesso rodoviário, com os automobilistas a terem de recorrer à Variante, se eventualmente pretenderem seguir a direção de Braga, a partir da Avenida da República, é uma das proposta contempladas no documento inicial de requalificação.

A Câmara Municipal de Guimarães dá ainda nota que esta requalificação “apresenta um conjunto de premissas relativas à mobilidade pedonal, à sensibilidade ecológica e ao património. O programa proposto define um centro composto pela configuração de novos espaços com vocação própria que promovem um conjunto de percursos e articulam novas relações entre os equipamentos de proximidade, localizados no próprio centro (Junta de Freguesia, Centro Pastoral, Igreja Matriz, antigo Mercado, Banhos Novos e Velhos) ou numa área de influência mais alargada (Escola Secundária, Feira, Parque das Taipas, rio Ave...)”.