25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Projeto de promoção da biodiversidade de Guimarães distinguido pelo URBACT

Paulo Dumas
Sociedade \ quinta-feira, junho 29, 2017
© Direitos reservados
Guimarães está entre as centenas de cidades europeias que têm em implementação projetos que são considerados como boas práticas e exemplares para serem aplicados noutras cidades. O URBACT é um programa europeu de aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável.

A cidade de Guimarães está entre as cidades, de 25 países europeus, que se distinguiram por boas práticas ao nível da melhoria da vivência em ambiente urbano ao abrigo da chamada ao programa URBACT da Comissão Europeia.

A medida da cidade de Guimarães considerada exemplar pelo juri foi o projeto denominado P2GREeN, desenvolvido com o objetivo de promoção da biodiversidade em ambiente urbano. Este programa promove a importância das espécies autóctones e as suas mais valias ambientais.

O projeto, desenvolvido pelo município de Guimarães, através do Laboratório da Paisagem, teve uma dotação orçamental de cerca de 150 mil euros, que inclui a elaboração de um diagnóstico e um plano de valorização.

A aplicação móvel Biodiversity Go! é um dos aspetos visíveis deste projeto, o plano de reflorestação do concelho de Guimarães – o Programa PEGADAS, sobre o qual se prevê a plantação de 15 mil novas árvores. Uma terceira vertente que resulta do projeto agora distinguido é o Plano de Controlo de Espécies Invasoras.

O dístico de boas práticas do URBACT será entregue no próximo mês de outubro na cidade de Tallin, na Estónia, por altura da realização naquela cidade do URBACT City Festival, de 3 a 5 de outubro.