26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Projeto de análise fina de lípidos cerebrais vence nona edição do concurso de ideias da TecMinho

Paulo Dumas
Economia \ quinta-feira, fevereiro 23, 2017
© Direitos reservados
Prémios atribuídos pela TecMinho foram entregues a três ideias finalistas do concurso de ideias de negócio. No total estiveram a concurso 20 mil euros, que foram distribuídos pelos projectos escolhidos pelo juri.

Uma ideia para a criação de um serviço de análise de múltiplos lípidos, com especial incidência nos associados a doenças neurodegenerativas, venceu o concurso da SpinUM, cuja final decorreu durante a tarde de quinta-feira, 23 de Fevereiro.

A ideia apresentada por Ana Bravo deverá funcionar como um atalho no conhecimento de um grupo de doenças que afeta 10 milhões de cidadãos europeus. A ideia de negócio passa pela defesa de que o estudo dos lípidos é fundamental para o conhecimento deste tipo de doenças, das quais a de Alzheimer é a mais comum.

Os lípidos constituem um conjunto de moléculas que compõem mais de 50% da massa cerebral e que são essenciais para a atividade neuronal. As doenças degenerativas são resultado da desregulação da função das células lipídicas.

O projeto Lipidomix consiste numa prestação de serviços altamente qualificados, que produzem resultados extremamente precisos. Além disso, a equipa apresentou soluções para serviços de consultoria e interpretação de dados que, no final da sessão, convenceu o painel de jurados. Este serviço foi apresentado como pioneiro na análise de lípidos na Península Ibérica.

Na globalidade foram apresentadas seis ideias de negócio, projetos de alguma forma associados à Universidade do Minho. Além da ideia, as equipas apresentaram toda uma abordagem ao mercado em que pretendem operar e apresentaram ao juri e aos potenciais investidores presentes na plateia o modelo de negócio, que sustenta a ideia.

E as ideias foram variadas - soluções para o aproveitamento de borras de café; uma aceleradora de produção de fármacos, com recurso à nanotecnologia; ou ainda um dispositivo de medida para desportistas de artes marciais. Em disputa estavam 20 mil euros para o financiamento dos projetos, a dividir por três prémios entregues.

Esta foi a nona edição do Concurso de Ideias de Negócio, promovido pela TecMinho - consórcio de transferência de conhecimento ligado à Universidade do Minho, sendo um dos primeiros eventos do género em Portugal. Devido à ligação com a academia, todas as ideias apresentadas apresentaram fortes ligações aos domínios da tecnologia e da ciência.

Do juri desta edição fizeram parte Pedro Fraga (F3M, BrainTrust); Elisabete Sampaio de Sá (Escola de Economia e Gestão da UMinho), que presidiu ao juri; João Miguel Dias (Armilar Venture Partners); Raul Filipe Aguiar (Direção de Marketing da CGD). O primeiro prémio foi entregue pelo vereador municipal Ricardo Costa, em representação da Câmara Municipal de Guimarães.

Além do primeiro prémio foram ainda entregues o Prémio Jovens Empreendedores, que foi para a equipa que apresentou a GetiN, um aplicação móvel para colocar em contacto médicos e pacientes. O segundo prémio ficou com a B-Koffe - projeto de aproveitamento de borras de café, para a produção de compósitos para aplicações em painéis decorativos.

Artigos relacionados