29 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Projeto criado em Guimarães será apresentado na Capital Europeia da Cultura em Malta

Paulo Dumas
Cultura \ quinta-feira, agosto 30, 2018
© Direitos reservados
Será o culminar de um processo criativo coletivo, envolvendo duas centenas de pessoas. "Mewġa Mużika" será apresentado na cidade maltesa de Mdina, como parte do programa de Valeta 2018 - Capital Europeia da Cultura.

Envolvendo cerca de 200 participantes, o projeto idealizado em Guimarães pela ondamarela será apresentado durante a próxima semana na cidade de Mdina, no centro da ilha de Malta. O projeto será apresentado como parte integrante de Valeta 2018 - Capital Europeia da Cultura.

O projecto "Mewġa Mużika" tem a direção artística do maestro inglês Tim Steiner. O maestro e compositor tem já um histórico significativo em projetos com uma forte componente participativa. Tim Steiner esteve em Guimarães, em 2012, onde dirigiu o espetáculo "Operação Big Bang".

Os promotores da ideia acreditam que o espetáculo em Mdina será uma forma de traduzir a sua cultura e as perspetivas pessoais sobre uma ideia comum. O desafio lançado ao coletivo da ondamarela foi criar uma oficina participativa de grandes dimensões, capaz de deixar uma memória marcante na comunidade.

Como resposta, meio milhar de participantes acederam ao convite e trabalharam desde o início do ano, satisfazendo o objetivo de estabelecer um envolvimento próximo com as comunidades de Malta e Gozo - as duas ilhas do Mediterrâneo.

O resultado deste tsunami musical chamado de "Mewġa Mużika" apresentado ao público no próximo dia 9 de setembro, no fosso da antiga fortificação localizado na pequena cidade de Mdina.

A equipa da ondamarela encontra-se sediada em Guimarães, tendo focado a sua atividade na dinamização de projetos artísticos com uma forte componente na participação das populações. Os agentes locais são convidados a participar no desenvolvimento das ideias.

Este é o segundo projeto apresentado no âmbito de Valeta 2018, com origem na cidade de Guimarães. No passado mês de abril, o MODS Colllective esteva em Valeta reinterpretando a banda sonora de duas curtas metragens do cineasta maltês Cecil Satariano.

Esse mesmo espetáculo será recriado e será apresentado em Guimarães no próximo dia 22 de setembro, no pequeno auditório do Centro Cultural Vila Flor.

Artigos relacionados