29 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Programa “Os Animais são nossos amigos” esteriliza gatos de rua  

Redação
Sociedade \ segunda-feira, janeiro 11, 2021
© Direitos reservados
Junta de Freguesia de Caldas das Taipas vai instalar colónia para gatos no final do processo Captura-Esterilização e Devolução de gatos de rua  (CED).

O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Guimarães, no âmbito do programa CED, que consiste na Captura-Esterilização e Devolução de gatos de rua, tem vindo a desenvolver uma ação concertada com as voluntárias cuidadoras e a Junta de Freguesia de Caldas das Taipas.

A ação tem como método a captura dos gatos com a ajuda do seu cuidador e de armadilhas disponibilizadas pelo Centro de Recolha Oficial de Guimarães, sendo cada animal esterilizado, colocado um microchip em nome do município e realizado um pequeno corte na orelha esquerda, sob ação de anestesia, de forma a identificar os animais já esterilizados.

Posteriormente os animais são devolvidos ao local de captura, onde a Junta de Freguesia providenciará a instalação de uma colónia, que permitirá um melhor acompanhamento e controlo, associados à disponibilização de informação e definição de regras específicas para a população.