29 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Primeiro parque inclusivo de Guimarães inaugurado em Ponte

Redação
Freguesias \ sábado, outubro 24, 2020
© Direitos reservados
Foi inaugurado na manhã deste sábado na Vila de Ponte aquele que é o primeiro parque inclusivo de Guimarães, uma infraestrutura que contempla equipamentos de lazer, fitness, mobiliário urbano, rampas de acesso a pessoas de mobilidade reduzida adequadas a invisuais, parque de estacionamento e ainda espaço para equipamentos de carregamento para veículos elétricos.

Esta nova valência da Vila de Ponte, que foi inclusivamente, tema de discussão em reunião de câmara pelo “luxo das palmeiras” que possui, caracteriza-se também por ter preocupações na área da sustentabilidade.

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, esteve presente nesta inauguração discreta, referindo que esta é uma obra de referência. “Estamos perante uma obra bem conseguida e de referência, quer no âmbito da dimensão social ao proporcionar as condições necessárias para crianças e adultos com mobilidade reduzida, como na área da sustentabilidade com a criação de mobiliário a partir de materiais recicláveis”, frisou.

Já Sérgio Castro Rocha, presidente da Junta de Freguesia de Ponte, recordou que este era um projeto ambicionado “há muitos anos” pela comunidade. “Estes equipamentos estão suportados com iluminação produzida por painéis fotovoltaicos, porque as questões ambientais também estiveram sempre presentes, desde a colocação dos ecopontos, equipamento urbano produzido por materiais recicláveis e as plantas que vieram do Horto de Ponte”, aponta.

Apesar da inauguração, alguns equipamentos, como o parque infantil e os equipamentos fitness, não estão disponíveis em virtude da pandemia.