20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Presépios e rotas natalícias: saiba por onde pode dar a sua volta de Natal

Redação
Freguesias \ quarta-feira, dezembro 15, 2021
© Direitos reservados
No seu vagar ou ritmado a toque de caixa, há presépios expostos que deve visitar nas freguesias de Briteiros Santa Leocádia e Briteiros Santo Estêvão.

Natal, seguindo a tradição, exige presépio e nesses termos há quem ilustre a freguesia com presépios e quem vagueie pelas ruas, a toque de caixa, com o propósito de ver a sagrada família.

Em Santa Leocádia de Briteiros e Santo Estêvão de Briteiros -, a imagem de Maria e José em redor do Menino Jesus será um dos aspetos relevantes da quadra em espaço público.

O presépio movimentado de Santa Leocádia de Briteiros é, ano após ano, apresentado pelo Agrupamento 883 do CNE com centenas de figuras associadas ao nascimento de Jesus Cristo sobre um tapete de musgo, com a água a correr e os moinhos a girarem em redor. Prevê fazê-lo de novo este ano, faltando apenas a anuência da delegada de saúde quanto ao espaço contíguo à igreja, já munido de um plano de contingência.

Por Santo Estêvão de Briteiros, faz-se há três anos a Rota dos Presépios que leva residentes a vaguear pela freguesia, presépio atrás presépio. Organizada pela Comissão da Festa de Santo Estêvão e do Menino, a iniciativa propõe às coletividades da paróquia e até a grupos de residentes que façam o seu presépio, por rua. No fim de semana de Natal, os habitantes reunir-se-ão para um itinerário que visita todos os presépios, a toque de caixa.

A rota não era uma tradição da freguesia, mas Rodrigo Pereira, antigo Juiz da Comissão de Festas, sentiu a necessidade de criar algo “novo que unisse a comunidade e que fizesse com que as pessoas sentissem que pertencem a algo maior”. Agora, o que começou com a comissão a encarregar-se de nove dos presépios expostos, segue com oito já desenvolvidos pelos residentes de algumas ruas, com a promessa de que até ao dia de Natal “ainda vão surgir mais”.