26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Praia Seca discutida na reunião de câmara: oposição pede “compromisso”

Bruno José Ferreira
Política \ sexta-feira, abril 07, 2023
© Direitos reservados
Vereador Hugo Ribeiro lamentou o facto de não haver uma praia classificada num concelho que quer ser Capital Verde Europeia. Bragança diz que o caminho está a ser feito.

A Praia Seca, mais propriamente a não classificação como água balnear – tal como dá conta o Reflexo na sua edição de abril – foi um dos temas da reunião de câmara desta quinta-feira, sendo levada à discussão antes da ordem do dia pela oposição.

O vereador Hugo Ribeiro introduziu que “quem ali toma banho o faz por sua conta e risco”, na medida em que a água não é classificada”. No entender do vereador eleito pelo PSD não se compreende que “um concelho quer ser capital verde europeia e não tem um único local classificado”.

Lembrando que as Taipas é “uma vila que, ainda por cima, firmou o seu nome pelas suas águas”, Hugo Ribeiro pediu “compromisso” ao município para trabalhar este projeto: “lanço o desafio para que abrace este projeto”, disse.

Domingos Bragança sustentou que “a Junta de Freguesia de Caldelas está a trabalhar muito bem esta questão”, estando a dar os passos necessários, trabalhando em conjunto com o Laboratório da Paisagem, com a Vimágua e outras instituições.

Em seguida, o líder máximo do município reforçou que “a Capital Verde Europeia é um processo conjunto” que “envolve todos”, referindo que um dos principais focos é a preocupação que as cidades têm com a sustentabilidade.

“O importante é dizer e mostrar o que éramos, o que queremos ser e o que estamos a fazer nesse sentido. É esse o caminho que estamos a fazer”, disse, frisando a evolução notada nos cursos de água vimaranenses nos últimos anos.