26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Praça de S. Bento inaugurada em Campelos, um espaço "para pensar como agir"

Redação
Sociedade \ segunda-feira, novembro 14, 2022
© Direitos reservados
Inauguração decorreu no fim de semana. Praça está situada num local de passagem para romeiros a caminho de S. Bento da Porta Aberta.

A vila de Ponte inaugurou a Praça de S. Bento, no lugar de Campelos, numa obra com contributo da sociedade civil: custou cerca de sete mil euros, tendo a imagem de S. Bento sido oferecida por um grupo de cidadão da Vila de Ponte.

A cerimónia iniciou-se com o descerramento da placa comemorativa e a bênção da praça, efetuada pelo padre Marc Monteiro, pároco de Ponte, que enalteceu o facto de ser possível prestar, naquele local, a veneração pública a S. Bento, cujo lema é “Ora et Labora”, que significa “Ora e trabalha”. “Esta é uma terra de trabalho”, referiu. Domingos Bragança, Presidente da Câmara, acompanhado da vereadora Sofia Ferreira, esteve presente na inauguração, que contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Ponte, Sérgio Castro Rocha, e demais autarcas da vila, bem como de um número significativo de cidadãos.

Sérgio Castro Rocha, Presidente da Junta de Ponte, disse que a Praça de S. Bento será um marco na história da Vila de Ponte, e de Campelos. "Está situada num local de passagem de vários romeiros que se dirigem a S. Bento da Porta Aberta, e que agora têm ali um local de paragem, ou mesmo de substituição, para quem não puder deslocar-se mais longe”, disse. 

Na sua intervenção, Domingos Bragança, Presidente da Câmara referiu-se à nova praça como "um espaço de meditação, de reflexão e encontro". "Um espaço para pensar de como agir para o bem comum. E é a partir da reflexão e do pensamento que emerge a convicção para a ação. Ação que nos compete a todos, pois todos temos algum dom que pode ser colocado ao serviço da comunidade. Todos contam”, disse.