26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Pontilhão em Ponte deteriorou-se e ameaça ruir

Bruno José Ferreira
Freguesias \ quinta-feira, abril 01, 2021
© Direitos reservados
O pontilhão sobre o rio Ave situado em Ponte, junto aos antigos aviários, degradou-se consideravelmente nos últimos dias e ameaça ruir a qualquer momento.

Esta infraestrutura há muito que se encontra em mau estado, a situação está devidamente sinalizada pela Câmara Municipal de Guimarães e inclusivamente recentemente foi vedada a passagem à população.

O estado de deterioração avançado é facilmente percetível, algo que se agravou severamente recentemente com a queda de várias pedras da estrutura desta passagem sobre o rio Ave. A juntar a isso o lixo acumulado recentemente devido à subida do caudal do rio provocou também constrangimentos.

Este pontilhão faz parte do traçado da ecovia do Ave, traçado esse que foi apresentado recentemente. Na altura o presidente da Junta de Freguesia de Ponte, Sérgio Castro Rocha, deu conta que o processo de requalificação da ponte está em andamento.

“Temos a questão da recuperação de uma ponte junto aos antigos aviários, neste momento já está aberto um procedimento para ser feito o projeto de requalificação dessa ponte, que foi interditada há um mês ou dois, dado o risco muito elevado de poder ruir”, disse na altura Sérgio Castro Rocha.

De acordo com informações recolhidas pelo Reflexo foi solicitado um parecer a uma entidade especializada para aferir o valor histórico desta ponte, o que influenciará a intervenção que será feita.