28 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Ponte assinalou 25 anos de vila lembrando o passado e projetando o futuro

Redação
Freguesias \ domingo, junho 21, 2020
© Direitos reservados
A freguesia de Ponte celebrou este domingo o 25.º aniversário da elevação à categoria de vila, à semelhança do que aconteceu com mais cinco vilas do concelho de Guimarães. Numa cerimónia com naturais restrições, em virtude da pandemia, o executivo da junta não quis deixar passar a data em claro, assinalando-a no Parque de Lazer da Ínsua, junto ao Rio Ave.

Sérgio Castro Rocha, presidente da Junta de Freguesia de Ponte, aproveitou para recordar a história de Ponte, relembrando que “no século I já se fazia referência à vila de Ponte como se fazia referência à Vila de Guimarães”.

Prometendo continuar a trabalhar em prol do futuro, tal como “deu tudo de si” pela vila nos últimos anos, o presidente da junta relembrou o que foi feito para projetar o futuro. “Temos de valorizar aquilo que já temos e evitar que se entre na faceta de falar do que falta encher no copo, porque só valorizando o que temos, só acreditando e só sonhando é conseguimos fazer as coisas e acrescentar sempre mais ao copo”, disse.

Este futuro terá como mais-valias a execução de algumas obras, mencionadas por Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, nomeadamente a Ecovia do Ave, a ambicionada rotunda do Parque Industrial de Ponte, a Alameda Toriz Igreja e a Vila Desportiva, que está a ser trabalhada com o Vitória.

“Não me esqueci dos compromissos que tenho com a Vila de Ponte. Não são promessas, são compromissos. Alguns processos têm complexidade, que faz demorar a execução. Temos feito o que tem de ser feito para dar seguimento”, assegurou Domingos Bragança.

A ocasião foi aproveitada para homenagear personalidades e entidades da vila, como José Freitas, a Cercigui, o Centro Social, Recreativo e Cultural de Campelos, e a empresa Cartonagem JPZ. Ao mesmo tempo a vereadora municipal Paula Oliveira foi distinguida como Embaixadora Nobre da Vila de Ponte.

Foram também atribuídos votos de louvor ao Clube Operário de Campelos, pela subida à Divisão de Honra da AF Braga, ao CD Ponte pela subida ao Pró-Nacional e ainda às entidades que estiveram, e estão, na luta contra a pandemia.

Para além de Sérgio Castro Rocha e Domingos Bragança marcaram também presença nesta cerimónia José João Torrinha, presidente da assembleia municipal, e o vereador Ricardo Costa.