20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Plantel do CC Taipas já se prepara fisicamente para o regresso competitivo

Redação
Desporto \ quinta-feira, março 18, 2021
© Direitos reservados
Último jogo foi disputado a dez de janeiro, há mais de dois meses. Numa situação atípica, com o cenário de regresso a ser cada vez mais uma realidade, o preparador físico João Pedro Gonçalves já iniciou a preparação dos jogadores.

O plantel do CC Taipas já retomou com mais afinco a preparação física para o regresso das provas da AF Braga. Depois de ter realizado o último jogo em meados de janeiro, há mais de dois meses, a equipa técnica liderada por Rui Castro prepara novamente o cenário competitivo.

João Pedro Gonçalves, fisiologista do clube, é, nesta fase, um dos elementos mais importantes da estrutura do emblema taipense, tendo a tarefa de tratar do aspeto físico dos jogadores. Mesmo neste período de paragem havia planos a cumprir, mas agora a exigência é maior.

“Começámos os treinos online, sendo que neste momento são mais específicos do que os que fazíamos anteriormente. Tenho tentado perceber como é que os jogadores estão, tenho falado com eles, que estavam parados, a não ser umas corridas que tínhamos planeadas e os planos de treino. Fizemos uma bateria de testes para perceber como estavam os parâmetros fisiológicos deles”, refere o preparador físico, também conhecido como Jota, ao Reflexo.

"Nesta fase é importante não passar barreiras fisiológicas, de forma a evitar lesões"

Após este período de três semanas, no início de abril voltarão os treinos no relvado, ainda que em grupos de quatro jogadores. “Estou a preparar os jogadores, não para a competição, mas para o que será o trabalho pré-competitivo, que se vai iniciar no dia 5 de abril com grupos até quatro pessoas. Aí sim, vamos preparar a competição, sendo que nesse momento iremos fazer uma nova bateria de testes para se perceber ao certo os parâmetros fisiológicos mais importantes, comparando-os aos indicadores que tínhamos antes desta paragem”, revela.

Num cenário atípico, como já se sabe, em que os ciclos normais de uma temporada não são os habituais, a principal preocupação é prevenir a ocorrência de lesões. “Estamos a fazer uma pré-preparação do período competitivo, depois vamos começar a preparação pré-competitiva e depois entramos na logística competitiva. O planeamento vai depender muito dos indicadores deles, dos resultados dos testes e da evolução muscular. O mais importante nesta fase é não passar as barreiras fisiológicas, para evitar lesões. Depois de uma paragem tão grande é óbvio que a incidência aumenta”, aponta João Pedro Gonçalves.

Em parte, a experiência do arranque da temporada, em que o CC Taipas disputou uma eliminatória da Taça de Portugal frente ao Fafe, dá alguma bagagem para esta fase, uma vez que o cenário teve semelhanças. Entre esse jogo e a primeira jornada do Pró-Nacional, o CC Taipas esteve praticamente dois meses sem jogos oficiais.

Até ao momento o CC Taipas fez seis jogos a contar para o Campeonato Pró-Nacional, tendo somado dez pontos fruto de três vitórias e um empate.