26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Persona de Guimarães com boleia de Ramalho Ortigão nas Taipas

Redação
Cultura \ quinta-feira, abril 08, 2021
© Direitos reservados
Episódio 6 do projeto cultural 'Persona de Guimarães- viagem à procura de uma identidade' tem lugar nas Taipas. Citações de Ramalho Ortigão são o mote.

O projeto cultural Persona Guimarães, uma série de doze episódios em que se pretende compreender a identidade vimaranense, passou pelas Taipas no seu mais recente episódio.

Tendo como guia as páginas de Ramalho Ortigão o referido episódio conta com passagens por diversos lugares da vila, como os Banhos Velhos, a Avenida da República ou o Parque de Lazer das Taipas, sempre com frases do escritor em pano de fundo.

“O nosso viajante resolve visitar as Caldas das Taipas, mas tendo como guia as páginas escritas por Ramalho Ortigão, que num tom de bom humor e observação perspicaz, dão-nos não só o retrato do lugar, como uma divertida reflexão sobre os maravilhosos banhos de caldas e águas minerais. Numa rápida referência ao papel inspirador das termas para a produção cultural europeia, o texto de Ramalho leva-o até aos lugares das Taipas que por ele foram descritos”, é referido na descrição do sexto episódio de Persona de Guimarães.

Artigos relacionados