16 setembro 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Património de Guimarães em foco nas Jornadas Europeias 2025

Alberto Couto
Cultura \ segunda-feira, setembro 15, 2025
© Direitos reservados
De 12 a 21 de setembro, o Paço dos Duques, o Castelo e a Igreja de S. Miguel abrem portas a visitas, teatro e apresentações no âmbito das Jornadas Europeias do Património.

As Jornadas Europeias do Património regressam entre 12 e 21 de setembro, sob o tema “Janelas para o Passado. Portas para o Futuro”. Em Guimarães, o Paço dos Duques de Bragança, a Igreja de S. Miguel e o Castelo associam-se à iniciativa com um conjunto de atividades abertas a todos os públicos.

De 15 a 19 de setembro, às 10h30, o teatro de marionetas “O Afonso e a Constança, os Duques de Bragança” apresenta, de forma divertida e colorida, a história da Casa Senhorial e das figuras que marcaram o Paço. A atividade destina-se ao público pré-escolar e do 1.º ciclo.

No dia 17, às 15h00, terá lugar a visita orientada “Património Cultural PRR: Entre nesta obra”, conduzida por técnicos especializados, que dará a conhecer as intervenções em curso no Paço dos Duques no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

Já no dia 19, às 16h00, o destaque vai para a apresentação pública “Uma Nova Vida Para o Património: Aquário de Porcelana Chinesa”, peça restaurada da coleção de cerâmica do Paço, que simboliza a importância da preservação da memória cultural.

No dia 20 de setembro, às 10h30, realiza-se a visita orientada “As Portas e as Janelas do Monte Latito”, que convida a explorar os três monumentos, revelando segredos e histórias guardadas ao longo dos séculos.

As Jornadas Europeias do Património (JEP) são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, constituindo o evento cultural mais amplamente celebrado no continente. Com mais de 70 mil atividades organizadas todos os anos, as JEP promovem o acesso, a valorização e a preservação do património, reforçando a identidade cultural e a memória coletiva.

Em 2025, o tema “Património Arquitetónico: Janelas para o Passado, Portas para o Futuro” destaca a importância de preservar e valorizar a arquitetura em todas as suas formas, dos grandes monumentos urbanos às construções vernaculares rurais, celebrando a diversidade cultural europeia.

Todas as atividades em Guimarães são gratuitas, mas algumas requerem inscrição prévia através do telefone 253 105 568 ou do e-mail se.pduques@museusemonumentos.pt, até à data limite indicada.

Artigos relacionados