16 dezembro 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Passagem de Ano na cidade com HMB e Fernando Alvim. Reis com folclore

Redação
Cultura \ terça-feira, dezembro 16, 2025
© Direitos reservados
Câmara Municipal de Guimarães apresentou nesta terça-feira a programação para a Passagem de Ano e para a quadra de Reis. Atuações de grupos folclóricos do concelho são novidade.

A celebração da festividade dos Reis com os grupos folclóricos do concelho é a principal novidade na programação da Câmara Municipal de Guimarães para a Passagem de Ano e para janeiro. Realizada pela primeira vez, a iniciativa Guimarães Canta os Reis reúne nove grupos folclóricos de Guimarães nas ruas da cidade, nos dias 10 e 17 de janeiro, dois sábados, a partir das 15h00, com ponto de encontro no coreto da Alameda de São Dâmaso para um espetáculo. A celebração dessa quadra conta ainda com um espetáculo do coletivo Adiafa, designado “No Natal dos Reis”, marcado para o Teatro Jordão no dia 17, a partir das 21h30.

Antes, a passagem da noite de 31 de dezembro de 2025 para 1 de janeiro de 2026 reúne, no Toural, os HMB, a partir das 22h30, e a Dupla Mete Cá Sets, com animador e DJ, a partir das 23h50, realizando-se, à meia noite, a sessão de fogo de artifício, lançado a partir das traseiras da rua da Indústria, nas traseiras dos dois hotéis aí localizados. A noite encerra com o DJ set de Fernando Alvim, reconhecido comunicador português, responsável pelo programa “Prova Oral”, na rádio Antena 3.

No dia 1 de janeiro, o Grande Auditório Francisca Abreu, no Centro Cultural Vila Flor, recebe o habitual Concerto de Ano Novo, com chancela da Orquestra de Guimarães, sob a direção do maestro Vítor Matos, e participação da Academia de Bailado de Guimarães. "Perante a elevada procura habitual, a Câmara Municipal de Guimarães decidiu aumentar o número de bilhetes disponíveis", informa a nota. Os bilhetes têm o valor unitário de 7,50 euros, encontrando-se disponíveis na Bilheteira Online e nos equipamentos culturais do município.

O programa de Passagem de Ano e de Reis envolve um investimento de 150 mil euros.