13 julho 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Para “unir freguesias através do rio Ave”, nasce mais um parque de lazer

Redação
Freguesias \ domingo, junho 23, 2024
© Direitos reservados
Inaugurado o Parque do Moinho, em Donim, um ponto importante para a ecovia do Ave que está a nascer nas margens do principal curso de água vimaranense.

Foi este sábado inaugurado o Parque do Moinho, em Donim, mais uma estrutura de lazer à beira rio, com parque infantil, circuito de manutenção física e uma extensa área verde que incorpora a ecovia do Ave.

“Temos que crescer com sustentabilidade, ter um desenvolvimento ambientalmente sustentável, que cuide da nossa saúde, da qualidade do ar e da água”, sustentou Domingos Bragança na inauguração, depois de uma visita ao parque.

Lembrando os primeiros passos para a materialização deste espaço, o edil acrescentou que o Parque do Moinho significa um acréscimo importante no desenvolvimento da Ecovia do Ave, um grande projeto ecológico que pretende “unir as freguesias de Guimarães ao longo do rio Ave” através de um percurso pedonal e ciclável e restaurar a fauna e flora, reutilizar as grandes levadas e recuperar os moinhos, construir passadiços nas escarpas,  de forma a criar espaços de lazer e proteção da natureza, num parque linear ecológico.

Vítor Pais, presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Briteiros Santo Estêvão e Donim congratulou-se pelo investimento realizado nos equipamentos da freguesia, ressalvando a localização do parque, que tem ligações históricas e simbólicas profundas com a comunidade, dada a existência de um areal perto do moinho, que durante gerações foi local de convívio para os habitantes da freguesia.