13 julho 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Padre Rubens Marques recebe Medalha de Mérito da Câmara do Porto

Redação
Sociedade \ sexta-feira, julho 05, 2024
© Direitos reservados
Desde 2000 na paróquia da Senhora da Conceição, o pároco natural das Taipas tem-se destacado na vertente social.

O padre Rubens Marques, natural de Caldas das Taipas, será homenageado pela Câmara Municipal do Porto com a Medalha de Mérito da cidade, numa cerimónia que terá lugar na próxima terça-feira, dia 09 de julho.

Desde 2000 pároco na paróquia da Senhora da Conceição, no Porto, Rubens Marques é um dos 41 agraciados pelo município portuense na cerimónia que assinala o desembarque, em 1832, do exército libertador, comandado por D. Pedro IV, que viria pôr fim ao Cerco do Porto.

As medalhas municipais destinam-se a distinguir pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, que se notabilizaram pelos seus méritos ou feitos cívicos e ainda funcionários do município, pelo desempenho das suas funções ou missões.

Rubens Marques foi ordenado padre a 12 de julho 1987 e, depois de passar por diversas paróquias está, então, desde outubro de 2000, na paróquia da Senhora da Conceição. O apoio social é uma das suas preocupações e de um jantar de Natal, partilhado com os mais desfavorecidos, passou, em 2009, para um serviço de jantares que chega às 400 refeições diárias.

O pároco esteve recentemente nas Taipas, no último domingo – 30 de junho –, onde participou na Majestosa Procissão de São Pedro.

Veja a entrevista a Rubens Marques publicada em 2020 no Reflexo.