29 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Ovelhas fazem manutenção de parque de Donim

Carolina Pereira
Sociedade \ quinta-feira, maio 06, 2021
© Direitos reservados
Quatro ovelhas sapadoras têm mantido um dos parques e a ideia passa por levar o "trabalho" destes mamíferos ruminantes a outras zonas.

Juntou-se o útil ao agradável e já lá vão três meses desde que, a União de freguesias de Santo Estêvão e Donim, tem vindo a receber manutenção da vegetação do Parque de Lazer Flor de Lis, em Donim, por quatro ovelhas "sapadoras".

A ideia, que começou por surgir da parte de um dos membros da Brigada Verde, foi sustentada quando um vizinho, que tinha essas ovelhas, precisava de as deixar andar por uma área verde. Foi nesse momento que se avançou com o projeto e os animais puderam começar a pastorear a zona.

Segundo Vítor Pais, autarca desta freguesia, a ideia é alargar a outras zonas da freguesia, articulando com mais pessoas que tenham ovelhas e que precisem de pastoreá-las. Este é um projeto que, além de favorecer a pessoa que tem os animais, tem mantido a área do parque praticamente livre de vegetação infestante, reduzindo significativamente necessidade de corte mecânico da vegetação. “Em condições normais, nós tínhamos de meter lá uma equipa, pelo menos dois a três dias, para fazer o corte da erva e manutenção das árvores", explica o presidente da União de freguesias

"Neste momento aquilo que fizeram foi só a manutenção das árvores, a parte do chão não ganhou mato nem ervas grossas, o que quer dizer que, bata uma passagem de máquina e fica impecável para ser utilizado”, acrescenta.