27 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Os trajetos das visitas pascais de paróquia de S. João de Ponte

Redação
Sociedade \ sábado, abril 20, 2019
© Direitos reservados
Compassos pascais em Ponte sairão pelas 9 horas. Serão 25 compassos a percorrer as ruas. Consulte neste artigo os percursos de cada um deles.

1.º Compasso
Urbanização do Rio (1.º bloco D, C, B, A e 2.º bloco); Rua de S. João Baptista, ambos os lados até à Rua Monte da Ínsua. Entra na Rua da Boavista para ajudar, caso seja necessário, até aos prédios das traseiras EB 2-3. Termina encontrando-se com os Compassos 3, 4 e 9.

2.º Compasso
Rua de S. João Baptista, ambos os lados, desde a confluência da Rua do Monte da Ínsua. Rua do Ave, de baixo para cima. Retorna à Rua S. João Baptista, ambos os lados, até à Rua do Montinho e ao prédio Boavista-Parque (Bloco Terra Verde A e Prédio D. Dinis, frente da E. N). Urbanização de Fontecova. Termina encontrando-se com os Compassos 5, 7 e 8.

3.º Compasso
Rua do Monte da Ínsua (desde a Rua Eng.º Margaride até à Rua dos Moinhos). Rua dos Moinhos, Aviários, Monte da Ínsua. Retorna à Rua do Monte da Ínsua (desde a Rua dos Moinhos até ao fim). Rua da Boavista, ambos os lados, de baixo para cima. Rua Nova da Boavista (prédios das traseiras da EB 2-3). Termina encontrando-se com os Compassos 1, 4 e 9.

4.º Compasso
Rua Monte da Ínsua até à rua Eng.º Margaride. Rua Eng.º Margaride (lado esquerdo até à Rua da Barreira). Rua da Barreira (toda); Travessa da Ínsua (toda, incluindo o Café Odenwald); Rua da Boavista (prédio); Rua Nova da Boavista e restante da Rua da Boavista de ambos os lados de cima para baixo. Termina encontrando-se com os Compassos 1, 3 e 9.

5.º Compasso
Rua Eng.º Margaride (lado esquerdo); Rua da Boavista (ambos os lados até à Travessa da Ínsua); Travessa da Boavista ambos os lados; Rua S. João Baptista (frente do prédio Boavista-Parque); Rua do Montinho (Prédio D. Dinis, nessa frente); Rua Sangemil (prédio D. Dinis, prédio Terra Verde B, Quinta Sangemil). Termina encontrando-se com o Compasso 11.

6.º Compasso
Rua Reitor Francisco José Ribeiro (lado esquerdo); Rua S. João Baptista (desde a rotunda na direcção de Guimarães); lado do Talho S. João; lado do Café Bravo e casas com acesso desse lado; Rua da Indústria (toda mas só do lado esquerdo); Rua Nossa Senhora da Conceição; Rua da Carreira; Restaurante Tranquilidade; Rua Urbanização do Monte da Carreira (toda de baixo para cima); Rua 5 de Outubro; Travessa do Monte da Carreira. Termina encontrando-se com o Compasso 14.

7.º Compasso
Largo da Igreja (lado direito), Cascos e Porta; Rua da Vinha; Rua Reitor Francisco José Ribeiro (ambos os lados até à Rua Monte da ínsua); todo o lado direito da Rua Reitor Francisco José Ribeiro até à rotunda; Rua S. João Baptista, na direcção das Taipas; tudo desde a Maria José Machado (prédio dos tractores, prédio Porta do Sol, prédios Sangemil 2 e 1); Rua do Montinho (direita); Rua 25 de Abril e Rua 1.º de Maio; Rua Nova da Fontecova (Urbanização de Fontecova). Termina encontrando-se com os Compassos 2, 5, 7 e 8.

8.º Compasso
Rua do Talho e Travessa do Talho; Cales; Dormida; Rua 24 de Junho (lado esquerdo começando na Mercearia Sãozinha); Rua de Fontecova (para baixo); Travessa de Fontecova; Traseiras do Prédio Teixeira e “Linauto”; Passa pela Travessa do Montinho para recomeçar na Rua da Casca (Montinho de Cima pela esquerda); Rua do Montinho (filhos do Sr. Ernesto); Urbanização de Fontecova (entra junto à Carpintaria e percorre Travessa Nova de Fontecova, Rua de Fontecova, Rua 1.º de Maio e Rua 25 de Abril). Termina por aí, encontrando-se com os Compassos 2, 5 e 7.

9.º Compasso
Ribeira de Baixo; Casa da Ribeira; Rua Eng.º Margaride (lado direito até à Rua da Boavista da Boavista e depois tudo); Rua S. João Baptista; Rua Nova da Boavista e restante da Rua da Boavista (de cima para baixo ambos os lados). Termina encontrando-se com os Compassos 1, 3 e 4.

10.º Compasso
Souto de Arrabalde (ambos os lados); Cantinho (Rua do Cantinho); Rua do Bairro Alto; Rua Reitor Maciel Torres (lugares do Bairro Alto e Cruzeiro); Rua do Monte do Rio; Rua da Levada; Pouve (Rua de Pouve, Travessa de Pouve e Rua Reitor Maciel Torres até ao regato). Vai apenas até ao Regato onde termina e parte para a concentração.

11.º Compasso
Rua 24 de Junho (inicia no Prédio Teixeira); Travessa do Montino (tudo); Rua da Casca (para cima pela direita até ao Regato e regressa pela esquerda); Souto (pela direita até às Plantas da Fonte e regressa pela esquerda); Rua do Montinho; Rua Urbanização de Sangemil (vivendas de Sangemil); Rua do Montinho (bloco Rosa); Rua de Sangemil (Prédios D. Dinis e Tera Verde B). Termina encontrando-se com o Compasso 5.

12.º Compasso
Rua 24 de Junho (Fontecova todo o lado esquerdo, iniciando na casa n.º455); Casca; Vivendas da Fonte (todas na rua do meio); Prédio da Urbanização da Fonte; Rua da Casca (direita e esquerda até à estrada da Rua para o Guardamilo); Travessa do Souto (Guardamilo); Rua do Outeiro (Outeiro de Cima); Rua Dr. Hugo Almeida (Casais, Freiria, Fontelas, Ermeiro); Rua da Senra de Cima; Travessa da Senra de Baixo; Rua de Silvares (para a Urbanização do Monte da Casca). Termina encontrando-se com o Compasso 13.

13.º Compasso
Rua 24 de Junho (Lage); Rua Dr. Hugo de Almeida (ambos os lados até à Rua da Casca); Rua da Casca (toda, direita e esquerda, até à entrada para o Guardamilo); Rua do Guardamilo; Rua do Outeiro; Rua Dr. Hugo de Almeida; Rua Senra de Baixo (toda a urbanização do Souto); retorna à Rua Dr. Hugo de Almeida (ambos os lados) na direcção da Rua da Silvares; toda a Rua de Silvares; toda a Travessa de Silvares; Rua da Senra de Cima; Travessa da Senra de Baixo. Termina encontrando-se com o Compasso 12.

14.º Compasso
Estrada (início da Rua 24 de Junho do lado direito); Pedreira (desde o cruzamento da Rua Dr. Hugo de Almeida); ambos os lados da Rua 24 de Junho até à Rua do Monte da Carreira e Travessa de Silvares; Rua Mãe de Água; Rua 24 de Junho (todo o restante de Silvares até ao limite); Travessa do Campo Novo; Rua Monte da Carreira, para a direita e retorna fazendo tudo até ao Restaurante Tranquilidade; Travessa do Monte da Carreira (de baixo para cima). Termina encontrando-se com o Compasso 6.

15.º Compasso
Rua Cima de Vila (Cima de Vila, Poço de Cima e Bacelo); Rua da Indústria (lado direito, tudo, Café Monte da Carreira incluído); Rua da Borralha (Aguardilha, Carvalhal, Borralha); Rua do Isqueiro (Cerzedo e Pomardufe); Rua da Rechã; Rua do Pomardufe; Travessa Vila Marita; Rua Monte Toriz; Rua de Toriz; Rua S. João Baptista (lado direito); Rua Vila Marita (pelo lado direito até ao topo, se for necessário). Termina encontrando-se com o Compasso 16.

16.º Compasso
Rua das Vendas (começa logo na entrada, à direita, e faz todas as casas com acesso directo da mesma rua); Casa das Vendas; Rua S. João Baptista na direcção de Guimarães (Quinta do Couto, Marpei e Repsol); Rua dos Tojais (pela esquerda, toda a rua excepto o Café Mante da Carreira, e regressa pelo lado contrário até à E. N. 101); prossegue na Rua S. João Baptista por Castelães de Baixo, Quinta de Castelães; Castelães de Cima (desde a Rua do Parque Industrial, ambos os lados) até à Rua Prof.ª Cândida Pinto; Vila Marita (toda a Rua Vila Marita de ambos os lados); Rua 10 de Junho. Termina encontrando-se com o Compasso 15.

17.º Compasso
Junta de Freguesia e casas com acesso desse troço da via; Café Copacabana; Silva; Casa Nova da Pontizela; Souto de Arrabalde (Rua Reitor Maciel Torres, ambos os lados); Rua da Pontizela (desde o começo, de ambos os lados, até ao fim); Quinta da Pontizela; Pontizela; Lage; Campo Novo; Rua da Veiga de Fora (Veiga de Fora); Rua S. João Baptista (Paço, Castelães de Além desde a Blaqueira); Rua Prof.ª Cândida Pinto (toda); Rua do Parque Industrial (lado direito); Rua da Subdeveza na direcção da E. N. 101. Por aí termina encontrando-se com os Compassos 18, 19 e 20.

18.º Compasso
Rua Mons. Torres (começa do lado esquerdo, no Centro de Saúde); Rua Abílio Lopes das Neves (lado esquerdo); Rua Engº. Mattos Chaves; Cercigui; Parque Industrial para as Cortes de Cima; Rua das Cortes (todas as traseiras do Parque Industrial); Ferreiros; Rua do Monte das Cruzes (Arte, Tetinha, Monte das Cruzes); Rua de Subcarreira (S. Caetano, Subcareira); Quinta da Capela; Rua do Estremadouro; Rua da Capela (Estremadouro, S. Caetano, Quintal, Bolama); Parque Industrial (Rua de Castelães de Baixo, atrás do Chavadego). Termina por aí, encontrando-se com os Compassos 17, 19 e 20.

19.º Compasso
Boucinha (pela viela, tudo da esquerda na Rua da Boucinha); Moinhos; Póvoa; Rua da Póvoa (Trasouteiro, Loteamento da Casa Nova); Rua do Campo Novo (Campo Novo do lado esquerdo); Rua da Subdeveza; Rua de Castelães de Baixo e volta à Rua de Subdeveza na direcção da E.N. 101. Termina por aí, encontrando-se com os Compassos 17, 18 e 20.

20.º Compasso
Boucinha (pela viela, tudo da direita na Rua da Boucinha); Travessa do Montino; Rua do Campo Novo (lado direito até à Rua Subdeveza depois todo o resto da Rua); Rua do Parque Industrial (lado Chavadego); Urbanização da Veiga de Castelães (Rua do Parque Industrial, Rua da Veiga de Castelães e tudo até à rua Prof.ª Cândida Pinto); Rua da Subdeveza (da E.N. 101 para cá) ajudando os outros Compassos. Termina por aí, encontrando-se com os Compassos 17, 18 e 19.

21.º Compasso
Rua Abílio Lopes das Neves (lado direito); Fundo; Rua do Miogo; Courelas; Cortes de Baixo; Rua António Pereira (lado direito); Rua da Casa Nova (toda até ao fim); Corveira; Rua Emílio Castelar Guimarães (desde a Ruas da Casa Nova toda, até à Capela); Rua de S. José (do Corrente de Cima para o Corrente de Baixo). Termina por aí, encontrando-se com os Compassos 22, 23 e 24.

22.ª Compasso
Rua António Pereira (lado esquerdo, Espindro, Devesa, etc.); Rua do Lameirão (Lameirão, Espindro Novo); Rua da Cepa; Cheira; Rua da Ventuzela; Quinta de Outeiro de Baixo, Rua Emílio Castelar Guimarães (lado direito, vindo para Campelos); Loteamento da Casa Nova (Rua Mons. Américo e Rua Dr. Carvalho Ribeiro); Venda do Porto; Requião; Rua Emílio Castelar Guimarães (Balboa, Casas Novas, etc.) e ajudará na Rua de S. José. Termina por aí, encontrando-se com os Compassos 21, 23 e 24.

23.º Compasso
Rua Reitor Maciel Torres (Quinta de Pouve e todo o lado direito, Prédio Falcão); após a Rua Abílio Lopes das Neves, toda a Rua Reitor Maciel Torres (de ambos os lados); Loteamento de Agrelos; Rua da Mata; Rua Reitor Maciel Torres (lado esquerdo); Rua Sr.ª do Amparo; Rua do Monte Padrão; Alto do Monte Padrão; Rua de S. José (Corrente de Cima). Termina por aí, encontrando-se com os Compassos 21, 22 e 24.

24.º Compasso
Rua da Ponte (tudo da direita desde o Bairro Jaqueta); Travessa da Ponte e Quinta de Agrelos; Rua Reitor Maciel Torres (tudo do lado direito); Travessa do Bairro Soares; Rua Reitor Maciel Torres (Redondo) desde aí, ambos os lados da Rua e Largo Comendador Manuel Gonçalves; Rua do Monte Padrão (se for necessário); Rua Emílio Castelar Guimarães; Rua de S. José (Corrente de Baixo e Corrente de Cima). Termina por aí, encontrando-se com os Compassos 21, 22 e 23.

25.º Compasso
Inicia no Tarroeiro; Pomarelho; Arnado; Remanso; Rua de Além Ponte (Aldeia e sai na Ponte); Salgueiral; Rua da Ponte (desde o Café Primavera para baixo); depois da Ponte, o lado direito da Rua da Ponte. Termina no fim da rua no Redondo.